Carla Michels, jogadora de vôlei de Gravatal e que atua na Europa, estará na gestão de público e com o Comitê Brasileiro
A organização das Olimpíadas de Paris contará com a ajuda de uma atleta da região. Carla Michels Albino, de Gravatal, será voluntária nos Jogos Olímpicos deste ano.
Ela atuará na área de gestão do público nas arenas de vôlei e handebol e também vai trabalhar junto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), já que fala quatro línguas: francês, português, espanhol e inglês. “No COB, o trabalho será ajudar os brasileiros com a língua francesa, na questão de logística e certificar as pessoas credenciadas”, conta.
Carla é jogadora profissional de vôlei e atua na França desde 2020, mas chegou na Europa ainda 2015. Há três anos, ela começou a transição de carreira: continua jogando o Campeonato Francês na 3ª divisão e estuda Gerenciamento Esportivo em uma universidade local. “Estou no primeiro ano de master e finalizo em junho de 2025. Além de atuar em quadra, sou treinadora de vôlei de uma equipe feminina de até 13 anos no time em que jogo, o Volley-ball La Rochette. Ali também sou agente de desenvolvimento, ajudando na parte de gestão do clube”, explica Carla.
Assim que chegou em Paris, ela já tinha a vontade de fazer parte das Olimpíadas. Há um ano, a atleta foi selecionada para ser voluntária, realizando mais esse sonho. “Nesta época estou de férias do vôlei e é quando geralmente vou para o Brasil visitar a família. Será a primeira vez, depois de quase dez anos na Europa, que ficarei aqui nesse período. Vou alternar os trabalhos com a organização local e o COB até 11 de agosto. Também serei anfitriã para muitos amigos brasileiros que estarão aqui”.
Preparação
Carla ressalta que Paris se prepara para receber os jogos há alguns anos e cita a modernização do transporte público, o investimento em segurança e a construção das arenas que receberão os eventos esportivos. “Muitos dos espaços já existiam e foram adaptados. Outros foram criados, como a arena de beach vôlei no pé da Torre Eiffel. Todos os locais são acessíveis de transporte público”, diz a atleta. Ela também explica que nem todos os moradores locais estão entusiasmados com a chegada da competição olímpica. “Como é período de férias, muitos estão deixando a cidade, reclamando da grande movimentação e das mudanças. Então, a maioria do público que vemos aqui é de turistas e atletas”.
Rotina
Carla vai mostrar a rotina nos Jogos Olímpicos de Paris pelo Instagram @carla_michels. A história dela com o esporte começou cedo, aos oito anos, ainda em Gravatal. Profissionalmente, ela já atua no vôlei desde os 15. Aos 17, ela saiu de casa pela primeira vez para integrar a equipe do Blumenau. Em 2015, foi jogar na Europa, onde segue até hoje.