07 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

GIANNA CESCA

22/07/2024 06:00

E o feijão, Nutri?

Consumido quase que diariamente por muitos brasileiros, ele pode ser considerado o nosso xodó. Além de saboroso, faz bem à saúde e é rico em nutrientes. Um estudo feito por cientistas em Toronto, no Canadá, mostrou que quem precisa controlar as taxas de glicose no sangue deve investir no feijão. Eles notaram também que quem consome regularmente feijão e outras leguminosas, como lentilha e grão-de-bico, tem o colesterol mais controlado comparado ao daqueles que não têm hábito de comê-los. Claro que dentro de um contexto de alimentação saudável, até porque não adianta comer muitos industrializados e esperar que o feijão faça milagre.

O grão consumido em todos os cantos do Brasil também está associado à perda de peso por ser rico em fibras, aumentando assim a sensação de saciedade após as refeições. Mantenha uma alimentação saudável e inclua o feijão no seu plano alimentar.  

O casamento entre o feijão e o arroz é a união perfeita, pois juntos permitem que o índice glicêmico não dispare. Do ponto de vista protéico, eles se completam. A lisina presente no feijão e a metionina presente no arroz geram uma proteína de alto valor biológico. Dê preferência ao arroz integral, por ser mais rico em nutrientes. 

Deixe o seu feijão mais saboroso e com mais qualidade com essas dicas:
Grão - na hora da compra: certifique-se que ele esteja fresco. Isso garantirá um cozimento rápido e um caldo encorpado. Na hora de escolher, deixe para trás aqueles parecidos com milho de pipoca. Uma dica para diminuir os fitatos no feijão é deixá-los de molho em água filtrada com 1 limão espremido por no mínimo 24 horas, trocando a água na metade do tempo. Na hora de cozinhar, troque a água novamente.

Tempero - No cozimento com água, acrescente louro e 1 dente de alho para cada quilo de feijão, ajudará na absorção dos nutrientes. Na hora de refogar, adicione tomilho, que melhora a digestão do feijão, além de dar um sabor especial. 

Panela - A panela de pressão agiliza o cozimento, cerca de 20 minutos está pronto. Nas panelas de ferro ou de barro demora um pouco mais, porém o caldo fica mais cremoso, porque esses tipos de panelas seguram melhor o calor. Depois de cozido, o feijão pode ser guardado em potes menores no congelador para facilitar o consumo nos outros dias.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Atendimento nutricional on-line: (48) 9 9177-5052. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR