07 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Avó moderna e com muito aconchego

Aconchego, conselhos, cuidado e muito amor. Esta é a receita que a vovó Neide de Almeida aconselha para o Dia dos Avós

26/07/2024 06:00|Por Redação
Foto; Felipe Cascaes

“Se eu pudesse dar um conselho a todas as avós seria: curta muito, ame muito, bajule muito, e ajude a educar conforme os pais dos seus netos escolheram”. Assim Neide Pereira de Almeida, de Tubarão, define o papel das avós, que têm o dia comemorado nesta sexta-feira.

Ela foi mãe pela primeira vez aos 16 anos e avó aos 39. Agora, aos 65, Neide tem duas filhas e cinco netos, com idades entre 25 e quatro anos. Maria Júlia (25), Maria Antônia (24), Luiz Henrique (21), Isabela (16) e Heitor (4). Com isso, ela diz que passa por todas as gerações desde a primeira neta até o caçulinha, e se considera uma avó moderna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Meus netos sempre me procuram para pedir conselhos, ouvir minha opinião a respeito de assuntos importantes para eles. Procuro ajudar e aconselhar com palavras pertinentes a cada etapa da vida deles. Estou sempre perto para o que eles precisarem”, afirma, orgulhosa.

Ela conta que participou e ainda participa ativamente da vida de seus netos, frutos das duas filhas de Neide. “Desde a mais velha, que fui avó aos 39 anos, até o nosso caçulinha de quatro anos, estou sempre presente”, conta.

“Em muitos momentos, tirava férias do meu trabalho para poder ajudar minhas filhas com as crianças, quando elas precisavam. Ajudei a educá-los, mas sempre respeitando o jeito que os pais deles queriam que fossem educados. Dou muito amor, bajulo, mimo, mas não os estrago, como dizem que avós costumam fazer. Eles são meu orgulho”, emociona-se.

Como todos na mesma cidade, o contato é frequente. “Todos os domingos almoçamos juntos e nos falamos quase todos os dias. Quando eu não telefone, meus netos já me ligam”, conta. 

Bisnetos   

“Agora, com minhas duas netas mais velhas já casadas, estou louca para ser bisavó”, sugere.

Neide vem de uma família com oito irmãos. A mãe dela, que também foi avó pela primeira vez com 38 anos, teve, além de netos e bisnetos, um tataraneto. “Ela faleceu há um ano e meio, aos 94 anos, e pôde curtir todos eles durante bastante tempo. Isso foi fundamental para todos nós”, conclui.

Padroeiros dos avós

O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho, porque esse é o Dia de Santa Ana e de São Joaquim. São Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria. Portanto, eram os avós de Jesus Cristo. Eles são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR