O Carnaval deste ano em Laguna mostrou que organização e planejamento fazem toda a diferença no resultado da festa. Apesar de algumas notas dissonantes, o evento agradou a maioria do público e transcorreu com segurança, sem registro de incidentes graves. A iniciativa de criação do bloco Pipoca com Juízo foi um grande acerto, mobilizando foliões nas três noites programadas e já criando expectativa positiva para 2027, conforme anunciado pelo prefeito Preto Crippa. A volta da Banda Juízo, após dois anos animando o Carnaval de Cornélio Procópio, no Paraná, também reforçou o brilho da programação. Os blocos privados igualmente contribuíram para o sucesso da programação. No geral, foi uma festa vibrante, bem estruturada e que deixa como desafio apenas o ajuste de pequenos detalhes para o ano que vem. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram.
Entrelinhas
• A safra 2025/2026 da uva Goethe marca a primeira colheita sob a Denominação de Origem (DO) Vales da Uva Goethe, consolidando a tradição vitivinícola do sul catarinense. Segundo a presidente da Progoethe, Patrícia Mazon, as condições climáticas favoreceram a maturação, garantindo excelente qualidade. A produção apresentou volume ligeiramente superior à média regional.
• Eleitores de Capivari de Baixo poderão ser atendidos pela Justiça Eleitoral na Câmara de Vereadores na próxima semana, de terça a quinta-feira, das 13h às 18h, e na sexta-feira, das 13h às 17h. A ação integra o programa Justiça Eleitoral em Movimento. O prazo para solicitar primeiro título, transferência, atualização cadastral e regularização vai até 6 de maio.
• O prefeito Estêner Soratto, participa nesta noite, às 20h, de um encontro no templo do GOB, na Avenida Marcolino Cabral. A conversa será realizada com membros das três potências maçônicas instaladas no município. O evento é fechado e tem como objetivo apresentar o balanço do primeiro ano de mandato.
• O diretor-executivo da Amurel, Celso Heidemann, entregou ontem ao prefeito Lindomar Ballmann e ao vice Romirio Schueroff o relatório de movimento econômico de Rio Fortuna. Os dados apontam crescimento constante e acelerado do município, com destaque para o agronegócio, a indústria e o comércio. Segundo Heidemann, o resultado reflete uma gestão técnica e atenta ao desenvolvimento econômico local.
• O governador Jorginho Mello vetou o projeto do deputado Jessé Lopes que previa a isenção da taxa de licenciamento anual de veículos em Santa Catarina, aprovado em dezembro de 2025 na Assembleia Legislativa. Segundo o governo, a proposta é inconstitucional e ilegal por criar renúncia de receita sem estimativa de impacto orçamentário e financeiro.