A decisão do ex-deputado federal Edinho Bez de anunciar a pré-candidatura de sua filha, Leatrice Bez, à Assembleia Legislativa abriu uma divergência pública no MDB de Tubarão. Em nota oficial, o presidente municipal Rodrigo Pavei afirmou que o movimento foi unilateral e sem consulta à executiva e ao diretório. Ele reforçou que o partido preza pelo diálogo e pelas decisões coletivas, criticando iniciativas individuais à margem das instâncias internas. Após conversa com o presidente estadual Carlos Chiodini, ficou reafirmada a autonomia da Amurel, com aval do deputado Volnei Weber. Segundo a direção municipal, os únicos nomes definidos são Jorge Koch (estadual) e João Marcelo Fretta Zappelini (federal). O MDB local reiterou compromisso com a coerência e a unidade partidária. Nos bastidores, a queda de braço entre Edinho Bez, figura lendária do partido, e o presidente Rodrigo Pavei está aberta e o desfecho é incerto.
Entrelinhas
• O ex-governador de Santa Catarina Carlos Moisés pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro deste ano. Atualmente sem partido, ele afirma que avalia retornar à vida pública após apelos de eleitores e aliados. Moisés tem até 4 de abril para definir a nova sigla e já recebeu convites do MDB, PSD, Novo, Podemos, Democracia Cristã e PRD.
• O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina julgou irregular a execução do contrato de pavimentação da Estrada da Jabuticabeira, entre Jaguaruna e Tubarão, por falhas de fiscalização e omissões no projeto básico. O órgão apontou a ausência de fiscal formal desde o início da obra e a falta de previsão de custos para sinalização temporária. O prefeito Laerte Silva dos Santos foi multado em R$ 2.293,36 e tem 30 dias para pagar ou recorrer da decisão.
• A prefeitura de Braço do Norte anunciou ontem a mudança no comando da secretaria municipal de Saúde. O prefeito Lauro Boeing Júnior nomeou Sérgio Arent para assumir a pasta, após a saída de Luciane Debiasi Pires por motivos pessoais. Arendt já atuava como secretário da saúde de Capivari de Baixo e tem experiência na gestão pública.
• O desembargador Júlio César Knoll assumiu ontem o Conselho da Magistratura para o biênio 2026-2028, trazendo sua reconhecida experiência e compromisso com a Justiça. Formado por seis desembargadores, o Conselho tem entre suas atribuições a fiscalização e a disciplina, a análise de questões funcionais dos magistrados e o julgamento de recursos contra decisões do corregedor-geral.
• O prefeito de Laguna, Preto Crippa, oficializou a nomeação de Débora Carla Melo e Pimenta como presidente da Fundação Lagunense de Meio Ambiente, Flama. A portaria, já publicada no Diário Oficial, confirmou a servidora no cargo após período como interina, desde a saída de Celso Albuquerque Júnior no final de janeiro.