27 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Verão exige mais cuidados contra o Aedes

27/01/2020 06:00

O aumento do calor e das chuvas contribui para a formação do cenário ideal para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Além disso, 2020 começou com 97 municípios catarinenses considerados infestados pelo inseto. O gerente de zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Fuck, ressalta que é preciso redobrar os cuidados.


“É necessário eliminar os locais que possam acumular água. Se a gente os mantiver, mantém também as condições para o mosquito se reproduzir. O ideal é olhar de pequenos a grandes depósitos, de pratinhos de plantas e recipientes que podem ser descartados, a pneus velhos, calhas e caixas d’água. É importante ter atenção dentro de casa: manter limpos locais como os vasinhos de planta e o depósito da geladeira”, exemplifica o gerente.


Por conta do ciclo de vida do Aedes aegypti, o correto é manter uma rotina semanal de limpeza. Em contato com a água, os ovos se transformam rapidamente em larvas, que dão origem às pupas. Delas, surge o adulto num ciclo de, aproximadamente, sete dias. Ao fazer a limpeza uma vez por semana, aumenta a chance de eliminar possíveis criadouros.

O Aedes aegypti

Sua alimentação, reprodução e postura dos ovos ocorrem durante o dia, preferencialmente no início da manhã e fim de tarde. No entanto, estudos indicam que este período está sendo ampliado. As fêmeas necessitam do sangue humano para a maturação dos ovos. É no momento da picada que pode ocorrer a transmissão das doenças, tanto do vírus aos seres humanos, como a infecção do mosquito ao picar uma pessoa doente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR