O projeto promove uma cultura de prevenção, sendo a principal estratégia para reduzir o número de afogamentos no curto e longo prazo
Em Santa Catarina, a prevenção a afogamentos é prioridade durante todo o ano. Entre janeiro e outubro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já certificou 9.227 crianças no Programa Golfinho, uma importante iniciativa social que orienta sobre os riscos em ambientes aquáticos.
O projeto promove uma cultura de prevenção, sendo a principal estratégia para reduzir o número de afogamentos no curto e longo prazo. Com atividades lúdicas e ensinamentos que podem salvar vidas, os “golfinhos” - como são chamados os alunos do programa -, têm a chance de compartilhar esses conhecimentos com amigos, familiares e, futuramente, com as próximas gerações.
De sete a 11 anos
O Programa Golfinho é gratuito e voltado para crianças entre sete e 11 anos. Antes das férias de verão, as atividades ocorrem em parceria com escolas públicas, durante o ano letivo. Já na alta temporada, que este ano vai de 16 de dezembro a 9 de março, o programa expande suas atividades para as praias, rios e lagos, atendendo, inclusive, os turistas que visitam Santa Catarina.
Nas regiões do interior, onde há incidência de afogamentos em rios, lagos e piscinas, o programa também é realizado em clubes parceiros, que cedem espaço para que o CBMSC possa atender as crianças.
25 anos e 100 mil crianças atendidas
Durante o curso, os participantes aprendem de forma lúdica sobre os cuidados em piscinas, rios, cachoeiras e no mar, conhecendo também as características das praias, das marés e dos perigos das ondas. As crianças aprendem o significado das bandeiras de sinalização na faixa de areia e no posto guarda-vidas e o que fazer em situações de emergência aquática. Em 2024, o Programa Golfinho completou 25 anos de atividades, com mais de 100 mil crianças atendidas desde sua criação, em 1998.