O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) encerrou a operação especial de vigilância de mercado nas bombas medidoras de combustíveis e dispensers para GNV (bomba de gás natural) nos postos de todo o Estado.
Entre os dias 2 e 5 de maio, foram inspecionadas mais de 630 bombas medidoras, em mais de 45 postos de combustíveis, onde cerca de 25 das bombas não estavam em conformidade, informou o órgão.
“Entre as irregularidades encontradas foram constatados erros de medição, vazamentos, mangueiras em mau estado de conservação, bombas que não desligavam em 60 segundos, após o término do abastecimento, sistema de iluminação do dispositivo indicador queimada, entre outras”, explica o diretor de Metrologia Legal, Hercílio de Oliveira Bez.
A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado do Inmetro (PNVMI), realizada desde o último dia 11 de abril em parceria com os 24 órgãos delegados no Brasil, com duração de 90 dias. O objetivo, segundo o órgão, é orientar consumidores, produtores e comerciantes sobre os riscos dos produtos irregulares e piratas. E, desta forma, valorizar o bom comerciante e o fabricante.