A Polícia Militar tem sido acusada de uso excessivo da força após encerrar uma festa de 15 anos, em Braço do Norte. Vídeos circulam nas redes sociais e mostram invasão a residência e uso de spray, além de uso de bala de borracha.
A festa da adolescente acontecia no Ginásio Imaculada Conceição, no bairro União, quando, próximo da meia-noite, foi encerrada com a chegada da polícia. De acordo com populares, os PMs teriam invadido o local com bombas de efeito moral, fazendo com que os convidados corressem para a rua.
Já no lado de fora, para dispersar a multidão, os policiais usaram spray de pimenta. Diversas crianças teriam sido atingidas. Algumas delas foram levadas para a residência de um familiar, que mora em frente ao ginásio, para que tivessem os rostos lavados. Foi nesse momento, segundo os relatos, que os policiais também invadiram o local. Um adolescente de 15 anos foi atingido por uma bala de borracha.
Em nota, a PM afirma que os agentes foram recebidos com desacato por algumas pessoas que tentavam impedir a ação. Um indivíduo tentou agredir os agentes e recebeu voz de prisão. “Foi atirado contra os policiais copos de vidros e pedras, ensejando na lesão da perna de um policial, que, para cessar a injusta agressão, foi utilizada uma granada explosiva GL-308 (pimenta) bem como munição de elastômero (borracha)”, informou a PM.