14 DE SETEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Ação intensifica combate à violência contra mulher

Forças de Segurança iniciam neste mês a Operação Shamar em todo o Estado

02/08/2024 06:00|Por Redação

As forças de Segurança de Santa Catarina (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica) vão intensificar no mês de agosto as ações repressivas e preventivas contra a violência doméstica e familiar e o combate aos crimes contra a mulher no Estado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os trabalhos fazem parte da operação nacional Shamar, cujo nome, em hebraico, significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar. Estão previstas ações como instauração de inquéritos e força-tarefa para procedimentos em andamento, levantamento de mandados em aberto, averiguação de denúncias, palestras e panfletagens pelas corporações, atendimentos às vítimas, diligências e fiscalizações e realização de exames periciais, entre outras.

A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em Santa Catarina, a coordenação estadual é feita pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com a participação do setor de inteligência para levantamento e acompanhamento das ocorrências e estatísticas e executada pelas forças de segurança.

Busca por resultados  

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) designado, coronel Flávio Graff, ressalta que ampliar o combate aos crimes contra a mulher e as ações de prevenção a esses delitos são prioridades do Governo do Estado, da SSP e das forças de segurança.

“Ações estão sendo criadas e fortalecidas para a ampliação da rede de prevenção e proteção às mulheres. Santa Catarina desponta no cenário nacional como um dos estados mais seguros, justamente pelo reconhecimento da atuação integrada das forças de segurança, e tenho certeza que a operação Shamar repercutirá na busca de resultados e evitará ocorrências contra a mulher”, salienta o secretário.

Formas de denunciar 

Em Santa Catarina foram registrados, em média, 215 casos de violência contra a mulher por dia. Os dados são de um levantamento realizado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) do período entre janeiro e junho de 2024. Os trabalhos da Operação Shamar consistirão também na averiguação de denúncias oriundas por qualquer tipo de meio, especialmente do Disque Denúncia 181 e WhatsApp Denúncia (48) 98844-0011 e Delegacia Virtual da Polícia Civil, bem como pelos telefones de emergências 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR