Isto significa que, por dia, nas 12h em que os postos guarda-vidas estão ativos, cerca de 60 pessoas puderam retornar aos seus lares com vida
Em apenas 37 dias, período de 16 de dezembro de 2023 a 21 de janeiro de 2024, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) salvaram 2.153 pessoas que estavam em situação de risco, sendo por arrastamento em correntes de retorno ou afogamentos no litoral catarinense. Isto significa que, por dia, nas 12h em que os postos guarda-vidas estão ativos, cerca de 60 pessoas puderam retornar aos seus lares com vida, visto que todas essas pessoas eram potenciais vítimas a ter algum grau de afogamento ou até vir a óbito.
Dados do CBMSC apontam que, em relação à temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área guarnecida. Nesta temporada 2023/2024 foram três óbitos, enquanto na anterior foram registrados cinco.
Projeto Golfinho
Com o objetivo de conscientizar e prevenir sobre os perigos dos ambientes aquáticos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realiza desde 1998 o Projeto Golfinho. Em 25 anos, foram formadas cerca de 100 mil crianças. Neste fim de semana, o projeto aterrissa em Imbituba, nas praias do Canto da Vila, Porto, Ibiraquera e Itapirubá Norte. No Instagram cbmsc.tubarao é possível ter acesso ao link de inscrição para participar das atividades.