O volume de vendas do varejo catarinense continua em um cenário de crescimento. Nos últimos 12 meses, o desempenho do comércio varejista ampliado, que engloba todas as atividades, inclusive materiais de construção e veículos, se comparado com as 15 maiores economias do Brasil, figura como o quinto maior crescimento do país, +10,5%. É o melhor desempenho do Sul do Brasil. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta semana, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Este é mais um indicador de que a economia catarinense está se fortalecendo, mesmo após um ano de pandemia. Estamos otimistas que a tendência é um crescimento ainda maior, já que estamos avançando com a vacinação em Santa Catarina”, ressalta o governador Carlos Moisés.
Em maio, na comparação com o mesmo mês de 2020, o volume de vendas do segmento aumentou 17,5%. O desempenho foi o melhor da região Sul do Brasil, em que Paraná e Rio Grande do Sul registraram 8,8% e 17,0%, respectivamente. É a terceira taxa positiva consecutiva e a quarta do ano.
“O resultado das vendas no varejo reflete em grande parte a dinâmica da atividade econômica dos estados. Dados oficiais atestam a pujança econômica de Santa Catarina que se destaca não só no Sul, mas na comparação com os grandes estados do país. Nos atestam que estamos no caminho certo. A pandemia vai acabar e Santa Catarina estará mais fortalecida e com a economia aquecida, se destacando como um celeiro de boas oportunidades”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.
Números positivos
Segundo o IBGE, o resultado é também +4,7% superior a abril, que já vinha com um crescimento de +3,7%. No acumulado do ano, a alta foi de +14,6%.