Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

19/12/2025 06:00

Mobilidade

Há mais de 10 anos, quando tive a oportunidade de passar pela Câmara de Vereadores por algum tempo, pude propor uma sugestão de legislação que tinha como objetivo dar um passo adiante na melhoria da nossa mobilidade urbana.
O projeto foi apresentado com a expectativa de que pudesse gerar um valoroso debate sobre um tema difícil e que afeta grande parte das nossas vidas. Infelizmente, à época, meus colegas vereadores que estabeleciam as pautas entenderam que o repouso da norma em alguma gaveta da Câmara de Vereadores seria o destino mais adequado.

Mobilidade II
O projeto era relativamente simples: proibir o trânsito de caminhões de grande porte no centro da cidade e estabelecer horários para que as construtoras pudessem concretar e seguir com as suas obras, ajudando a cidade a se desenvolver.
Desde então, o que se vê é praticamente um salvo-conduto. Para o cidadão comum, o que transparece é que não há limites para que empresas privadas exerçam as suas atividades da maneira que melhor lhes convier.
 

Mobilidade III
Publiquei um vídeo de um problema pontual que acontece na Avenida Marcolino Martins Cabral sobre esse tema e que há meses dificulta a vida do cidadão tubaronense.
Trata-se de uma empresa que estaciona os seus caminhões para concretagem na pista de rolamento, ocasionando congestionamentos de grandes proporções naquela localidade.
Ao ver a postagem, prontamente, o querido amigo Dionísio de Quadros me enviou o Decreto 4.770, de setembro de 2019, que estabelece regras bem parecidas com o projeto que fora apresentado na década passada.
E ele assim determina no seu artigo 7º: “Para carga e descarga de concreto, materiais de construção, mudanças e outros casos excepcionais que ultrapassarem as capacidades e horários estabelecidos neste decreto, poderá ser obtida autorização, a critério do órgão gestor de trânsito, mediante especificação de endereço e horários a serem cumpridos”.
Imagina-se que a empresa tenha essa autorização e, se a tem, é importante sabermos o porquê de ter sido permitida a carga e a descarga de concreto em horários onde a coletividade é severamente prejudicada.

Obras
As obras de prolongamento da avenida Pedro Zappelini seguem avançando conforme o cronograma previsto. Será mais uma via que servirá para desafogar o já combalido trânsito da Avenida Marcolino Martins Cabral.
Tubarão terá um ano de realizações. Não tenho dúvidas. Com dinheiro em caixa, sairemos da fase de colocar ordem na casa para o momento de concretizar sonhos antigos. 2026 promete.

MDB
Sob a liderança de um presidente comprometido e motivado e com uma executiva caminhando para a mesma direção, o MDB de Tubarão mostrou em poucos meses o quanto é importante a reoxigenação de ideias e de objetivos.
Neste ano, os emedebistas se envolveram em campanhas de solidariedade que iniciaram no mês de agosto, quando o MDB Mulher entregou agasalhos no Centro de Referência em Assistência Social – Cras do bairro Passagem.
Na sua festa de encerramento, o partido arrecadou 115 litros de leite, que também foram doados e, por fim, a juventude do MDB – outro segmento que estava adormecido por anos – fez uma campanha solidária de Natal, conseguindo arrecadar mais de 400 brinquedos, que foram entregues nos bairros São Martinho, no Morro da Caixa, na Área Verde e para a Combemtu.
Como se vê, nem só de arranjos e acordos escusos é feita a política. Há quem ainda trabalhe visando o bem comum.

Benesses e mais Benesses
Ainda sobre a Câmara de Vereadores: nossos nobres edis tiveram a ousadia – para não adjetivar de outra forma – de aprovar mais um benefício... para eles.
Agora, vereadores em exercício, servidores efetivos ativos e inativos e ocupantes de cargos em comissão poderão ressarcir despesas com plano de saúde, incluindo mensalidades, taxas de adesão e coparticipações em valores que podem chegar a até R$ 2.500.
Ressalta-se: não teve sequer um vereador que tenha se sentido constrangido para votar contra a mais este “regalo” de fim de ano.
Deve ser algum tipo de mundo paralelo que não nos pertence.

Última
Essa é a minha última coluna do ano.
Vamos para um descanso para voltar com
ainda mais vontade de escrever neste espaço
e poder curtir cada edição com todos vocês. 
Boas festas de fim de ano. Fiquem bem!!

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR