Plantão Assessoria/FTC/DS Hoje, a partir das 19h, no Museu Ferroviário de Tubarão, acontece o lançamento do livro “Sua Majestade Donna Locomotiva”. A obra escrita pela tubaronense Edla Zim retrata a história ferroviária na Cidade Azul e dá ênfase ao abraço simbólico à locomotiva Pacific 53, que chegou a ser solicitada pela cidade Miguel Pereira, do Rio de Janeiro, para fins turísticos.
Edla fez parte da mobilização e sentiu, nessa oportunidade, tanta emoção quanto em sua primeira viagem de trem. Assim, não restaram dúvidas quanto à escolha do tema. “É um resgate da história vivida aqui em nossa terra. Muita gratidão por tantas alegrias que o trem nos traz”, revela a escritora.
“Apesar de ser escrito para crianças, o livro tem potencial para encantar professores, alunos, pais e apaixonados pela história ferroviária do Sul do Estado. Além da história, desde 1884, com a importância da estrada de ferro já naquela época, as páginas apresentam também a atuação do Museu Ferroviário de Tubarão”, destaca Edla.
A profissional também é palestrante na área comportamental e escritora dos livros “A Casa de Lata Quadrada” e “1, 2, 3, 4, 5 mil Cadê Kadu?”. “Minha trajetória como escritora é ainda muito pequena, mas eu sei que é isso que desejo seguir, fortemente, para minha vida. Escrever para o público infantil é sensacional e, ao mesmo tempo, uma grande emoção sempre que recebo os relatos dos pais, avós, professores e de todos que leem os meus livros. Até agora, eles foram ilustrados na técnica de aquarela e percebemos o quanto isso enriquece a publicação, atraindo ainda mais a atenção dos leitores, em especial das crianças”, conta Edla.
Para o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho, “o incentivo à leitura é uma pequena ação, mas que multiplica o conhecimento e transforma a vida das pessoas. No caso deste livro, que traz uma rica valorização da história da ferrovia, com texto leve e repleto de encantamento, muito nos honra. É uma sementinha plantada, que florescerá na existência de tantas crianças”, valoriza.
Disponível ao leitor
A produção da obra contou com o apoio da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e da Engie Brasil, além do incentivo cultural por parte do Museu Ferroviário de Tubarão. Após o lançamento, exemplares do livro estarão disponíveis na Livraria Consulato, em Oficinas, ou com a própria escritora, por meio do WhatsApp (48) 99995-2669.