Terça-feira, 19 de maio de 2026
Fechar [x]

TB fica em alerta com focos de mosquito da dengue

Oficinas é o bairro com mais focos. Prefeitura chama a atenção para ações de prevenção

09/02/2023 06:00

Ao contrário do que ocorria até o último mês, quando Tubarão estava em uma situação relativamente tranquila em relação à dengue, as equipes do Núcleo de Combate à Endemias da Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiram um alerta sobre o aparecimento de vários focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


Foram encontrados até agora 14 focos, dez deles somente no bairro Oficinas. Os outros foram encontrados nos bairros Morrotes (1), Humaitá (1) e Vila Esperança (2). O verão é a época mais propícia para a transmissão e o consequente aumento no número de casos da enfermidade, que, em termos de Santa Catarina, alcança níveis alarmantes atualmente.


Por isso, as ações de prevenção ao desenvolvimento das larvas do mosquito transmissor se tornam absolutamente necessárias, até para que Tubarão não entre para o grupo de municípios onde a situação já beira o descontrole.


Assim, segundo a FMS, é preciso ficar muito atento ao acúmulo de água nos terrenos, apartamentos ou empresa, em especial com recipientes que ficam a céu aberto e que possam, assim, armazenar água da chuva, o que se torna o habitat perfeito para o desenvolvimento das larvas. “Cuide de vasos de plantas, pneus, baldes, caixas d’água ou outros locais desta natureza. Da mesma forma, mantenha quintais, jardins e outros espaços limpos”, orientam as equipes.


Na região, até 30 de janeiro, eram 48 focos de Aedes aegypti. Os municípios com foco até aquela data eram: Tubarão (três), Braço do Norte (três), São Ludgero (22), Imbituba (19) e Gravatal (um). Segundo boletim divulgado pela Dive/SC ontem, Imbituba e são Ludgero são as cidades da região consideradas infestadas.


O que fazer

Em Tubarão, caso encontre um foco, denuncie para a Ouvidoria Municipal, através do telefone 3621-9051, do WhatsApp 98419-7361, do e-mail [email protected] ou pelo portal municipal. Existe ainda a possibilidade de fazer a denúncia de forma presencial, diretamente no Facilita Tubarão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR