05 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

Segurança na hora de prescrever os remédios

Entre os resultados, o sistema diminuiu o tempo de análise das prescrições em oito minutos por paciente

28/06/2024 06:00|Por Redação

Segundo a professora Fabiana Schuelter Trevisol, duas pesquisas premiadas apresentadas por ela tratam da avaliação da farmácia clínica para medicamentos em hospitais. Uma delas resultou no desenvolvimento de um software para reconciliação medicamentosa. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esse software ajuda a garantir que os profissionais de saúde tenham conhecimento de todos os medicamentos que um paciente já está tomando ao ser admitido no hospital, evitando prescrições duplicadas ou interações medicamentosas indesejadas”, explica a professora.

Entre os resultados, o sistema diminuiu o tempo de análise das prescrições em oito minutos por paciente. O software identificou que, dos 392 pacientes que fizeram parte da amostra, 97,7% utilizavam medicamentos de uso contínuo em seus domicílios. Na lista, constam medicamentos que não foram prescritos durante a permanência hospitalar. 

“A introdução de sistemas que auxiliem o uso racional de medicamentos é importante para a segurança do paciente”, completa Fabiana.

Farmácia hospitalar

O segundo trabalho também focou na farmácia clínica hospitalar, especificamente na criação de um instrumento para auxiliar os farmacêuticos que atuam na UTI. “Desenvolvemos e aplicamos um protocolo que ajuda a verificar vários aspectos importantes na prescrição de medicamentos. Após uma revisão da literatura, criamos o instrumento e realizamos grupos focais com profissionais de saúde, aplicando-o no Hospital Unimed de Tubarão”, conta a professora Fabiana Schuelter Trevisol. 

 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR