08 DE JULHO DE 2024
Fechar [x]

Catarinenses ligados ao cooperativismo

Dados mostram que o setor movimenta R$ 85,9 bilhões por ano no Estado. Data é lembrada neste sábado

05/07/2024 06:00|Por Redação

Neste sábado, é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo. Em Santa Catarina,  há mais de 130 anos, a união de esforços se transformou em um modelo de negócio que envolve mais de 4,2 milhões de catarinenses e movimenta R$ 85,9 bilhões por ano. 

Os dados foram apurados pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) junto às suas 249 associadas. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O crescimento das receitas foi de 3,7% em 2023, acima da expansão do PIB brasileiro no período, de 2,9%. Chamou a atenção a expansão do número de cooperados, que cresceu 9,6% no ano passado, com o ingresso de mais de 370 mil pessoas. 

conjunto, as cooperativas reuniam, ao fim de 2023, 4,2 milhões de catarinenses, o que representa mais da metade da população do Estado, estimada em 7,6 milhões de pessoas pelo IBGE.

As que mais somam associados são as cooperativas de crédito, que têm atualmente 3,3 milhões de cooperados, seguidas pelas de infraestrutura que atuam na distribuição de energia elétrica, com 449.147 pessoas. As cooperativas de consumo contam com 382.728 cooperados, enquanto as agropecuárias somam 83.850. Já cooperativas de saúde têm 14.172 associados e as de transporte, 5.500 cooperados.

Empregos

No ano passado, as cooperativas contrataram 8% mais e criaram 7 mil  novos postos de trabalho. Juntas, elas agora mantêm 95.400 empregados diretos. As cooperativas do agronegócio foram, novamente, as mais expressivas. 

Ano das cooperativas já tem data marcada

O Dia Internacional do Cooperativismo é uma data dedicada à união e celebração de todos que estão envolvidos de alguma forma em atividades cooperativistas. 

No Brasil, é conhecido como “Dia C” e se tornou uma ação nacional de solidariedade cooperativa desde 2009, embora as comemorações já existam desde 1923.

O cooperativismo é um princípio que busca  a colaboração e a união entre indivíduos ou grupos compartilhando interesses similares, em busca de benefícios para suas atividades econômicas.

Um dos principais objetivos do cooperativismo é promover o progresso social por meio da colaboração e da assistência, permitindo que pessoas que se encontram em situações semelhantes garantam sua sobrevivência através da união.

Atualmente, as práticas cooperativistas estão presentes em  diversos setores, como agropecuária, saúde, educação, habitação, cooperativas de crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicações.

Em novembro de 2023, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução sobre cooperativas no desenvolvimento social, convocando a proclamação de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas. 

A resolução incentiva todos os estados membros, bem como as Nações Unidas e todos os outros interessados, a aproveitarem o período como uma forma de promover as cooperativas e aumentar a conscientização sobre sua contribuição.

Dia é lembrado em julho

Comemorado mundialmente há mais de um século e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é lembrado anualmente no primeiro sábado de julho. O Dia Internacional do Cooperativismo celebra a história da colaboração humana, que vem desde os tempos mais antigos, quando as pessoas trabalhavam juntas na colheita e na produção de bens. Em reconhecimento a essa história, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, que terá nova data em 2025.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR