Hospital de Laguna foi o pioneiro no Sul do estado a oferecer a especialização
O Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, se tornou o primeiro do Sul de Santa Catarina a oferecer residência em psiquiatria, após a aprovação oficial do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Durante uma reunião plenária em Brasília, o MEC reconheceu e homologou a residência psiquiátrica do hospital. A especialização, que já era oferecida pela instituição desde setembro de 2022, passou por uma inspeção realizada em junho de 2024 pela representante do órgão, Maria Zélia Baldessar, antes de ser transformada em residência médica.
Com essa conquista, o hospital passará a oferecer, anualmente, uma vaga para residência e outra para especialização em psiquiatria. Ambos os cursos terão duração de três anos. Para ingressar na residência, os candidatos serão submetidos a uma prova nacional. Já a seleção para a especialização será feita através de uma prova específica em psiquiatria, seguida de entrevista com os preceptores do curso.
O psiquiatra Márcio Dal-Bó, presidente do Conselho de Residência Médica (Coreme) do hospital, destacou que a estrutura oferecida pela instituição foi elogiada pelo MEC. “Temos 30 leitos divididos em duas alas – masculina e feminina, com 15 leitos cada –, além de uma ala privada com dez leitos, setor ambulatorial para consultas e atendimentos psicoterápicos. Contamos também com estágios no Caps de Laguna, interconsultas em outras especialidades do hospital e um serviço de psiquiatria intervencionista para casos graves”, detalha.
Diferencial
A residência no hospital de Laguna tem um diferencial importante em sua abordagem, conforme explica Márcio: “Nossa residência adota uma visão psicodinâmica e integrativa, que une a biologia e o contexto de vida do paciente ao processo de saúde mental. Isso nos distingue de outras residências e faz de nós a única entre Florianópolis e Porto Alegre, sendo a quinta em todo o estado”.
Fundada pelos psiquiatras Márcio Dal-Bó, Alan Bússolo e Ana Paula Goulart, a especialização segue as orientações da Associação Brasileira de Psiquiatria e do MEC. A primeira turma de residência começará em 1º de março de 2025.