Mudança começou após problemas estruturais no antigo Paço Municipal e ocorre de forma gradual
A transferência de setores administrativos para o novo Centro Administrativo Municipal de Tubarão, localizado no bairro Oficinas, teve início nos primeiros dias do ano. A ação foi necessária por conta das condições insalubres e dos graves problemas estruturais do Paço Municipal.
A mudança ocorre de forma gradual e organizada, setor por setor, com o envolvimento direto das próprias equipes, sem contratação de empresa de frete. Com isso, garante economia adicional e a continuidade dos serviços durante o processo de transição.
Já estão em funcionamento no novo Centro Administrativo os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Comunicação, Convênios, Licitações e Procuradoria, além das Secretarias de Combate à Corrupção e Controladoria e Administração e Finanças, bem como os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito. Ainda em 2026, está prevista a transferência dos setores administrativos das secretarias de Infraestrutura, Proteção e Defesa Civil, Serviços Públicos e Zeladoria e Agricultura.
Para garantir transparência e acesso à informação, jornalistas da região foram convidados a visitar o antigo Paço Municipal, onde puderam verificar as condições insalubres da estrutura. Na sequência, foi realizada uma visita guiada ao novo Centro Administrativo Municipal, onde foram prestados esclarecimentos de dúvidas e a apresentação detalhada da nova estrutura administrativa.
A antiga estrutura apresenta chuva dentro das salas, infiltrações constantes, forros cedendo, pisos comprometidos, umidade excessiva, presença de animais peçonhentos e risco estrutural no telhado, cenário que compromete a saúde dos servidores, a segurança do público e a qualidade do atendimento à população.
O novo espaço foi locado pelo valor mensal de R$ 105 mil, após avaliações de mercado. Laudo técnico contratado em 2023, referente ao mesmo imóvel agora locado, apontou que o valor médio ideal de aluguel para a estrutura seria de aproximadamente R$ 190 mil mensais, ou seja, uma economia de cerca de 43%, aos cofres públicos.
Antiga estrutura
Paralelamente à mudança, a Administração Municipal dará início a um amplo processo de recuperação da antiga Vila dos Engenheiros. Duas edificações históricas — onde funcionavam o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Combate à Corrupção e Controladoria — passarão por reforma estrutural, com licitação em andamento. Na sequência, outras quatro edificações também serão reformadas, em intervenções menos complexas.