Em 2023, Tubarão recebeu a certificação com Selo Prata e nesse ano a expectativa é de que o trabalho seja reconhecido com o Selo Ouro
A secretaria de Saúde de Tubarão recebe nesta semana a visita técnica de três profissionais do Ministério da Saúde que avaliam as práticas do município para eliminação da transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatite B.
Em 2023, Tubarão recebeu a certificação com Selo Prata e nesse ano a expectativa é de que o trabalho seja reconhecido com o Selo Ouro.
A transmissão vertical acontece ainda durante a gestação, da mãe para o feto. A avaliação iniciou na segunda-feira e se encerra hoje. O trabalho é realizado pela psicóloga Márcia Colombo, pela enfermeira Daniela Magalhães e pela médica Lia Laura Lewis, que fazem parte da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.
De acordo com a secretária de Saúde Chaiana Esmeraldino Marcon, essa certificação pleiteada é importante porque comprova o bom trabalho realizado pelo município na eliminação da transmissão vertical dessas doenças. “Esse trabalho acontece já no pré-natal das gestantes, com a detecção precoce e o tratamento das doenças que podem vir a afetar os bebês.”
Os resultados da avaliação com a certificação devem ser divulgados até o final do ano.