Domingo, 21 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Ligação fortalecida com comunidade

30/06/2021 06:00

A UniSul faz parte da história de Tubarão e está diretamente ligada a diversas ações em prol da comunidade, como o atendimento da população nas clínicas de saúde e as ações desenvolvidas pelos alunos com os projetos de extensão de diversos cursos que impactam diretamente a população local.


De acordo com o reitor, professor Mauri Luiz Heerdt, a UniSul nasceu em  Tubarão, em 1964. Em 1989, obteve o credenciamento para ser universidade. Posteriormente, foi expandindo sua atuação para cidades do Sul do Estado e Grande Florianópolis, e para todo o Brasil com seus 78 polos de educação a distância. “Agora, com a integração ao Ecossistema Ânima estamos revitalizando esse DNA transformador de comunidades que é tão próprio da nossa história”, diz.


E o fato de ser universidade, o que pressupõe desenvolver pesquisa, faz muita diferença para os estudantes e para a comunidade. “E um exemplo concreto está ocorrendo neste momento de pandemia: graças à nossa estrutura de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde disponibilizamos um ultrafreezer para armazenamento das vacinas da Pfizer, que estão sendo aplicadas na população de Tubarão. Isso também é transformar vidas”, comemora o reitor.


“Nosso conceito de educação está alinhado às melhores práticas educativas, uma educação que transforma a vida dos estudantes e que fortalece as comunidades e as cidades em que atuamos. Sabemos que somente a educação não transforma o mundo, mas não haverá transformação sem uma boa educação”, avalia.


“Todos desejamos ser bons profissionais e cidadãos. Todos temos sonhos e projetos de vida. A educação de qualidade é caminho imprescindível para transformar esses sonhos em realidade. E, além do sonho de pessoas, temos um compromisso forte com a comunidade, de romper com a indiferença e abraçar as causas sociais para oportunizar mais qualidade de vida”, conclui Mauri Heerdt.


UniSul disponibiliza ultrafreezer para armazenamento das vacinas

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima Educação, disponibilizou um ultrafreezer -80ºC para armazenamento das doses da vacina da Pfizer que Tubarão recebeu do governo federal. O equipamento, que faz parte da estrutura utilizada pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde da UniSul, é o único freezer da cidade onde as doses podem ser estocadas, pois as vacinas têm a necessidade de congelamento a -80ºC para serem conservadas.


“A UniSul é uma grande parceira da prefeitura e Tubarão, sempre disposta a ajudar nas demandas da cidade. O apoio da universidade disponibilizando o ultrafreezer para o armazenamento das doses da vacina é de extrema importância, pois, sem esse equipamento, teríamos que adquirir um, que custa em torno de R$ 80 mil, e, por ser muito específico, seria utilizado apenas esporadicamente”, diz Daisson José Trevisol, diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão.


As doses da vacina estão armazenadas dentro da UniSul, onde conta com toda a estrutura e segurança da universidade. As vacinas estão sendo distribuídas para os postos de saúde de Tubarão conforme a necessidade local. A prefeitura segue o plano de imunização do governo federal, de acordo com a lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde.


“Temos nossa história entrelaçada com o desenvolvimento de Tubarão e não poderíamos deixar de colaborar com a cidade em um momento tão importante, onde estamos imunizando a população contra a covid-19”, destaca o reitor da UniSul, professor Mauri Luiz Heerdt.


Laboratórios de pesquisa

A disponibilização da estrutura dos laboratórios de pesquisa da universidade tornou-se notícia. “De fato, não é comum ou simples dispor de ultrafreezers que proporcionam temperaturas extremamente baixas (-80ºC), que servem principalmente para armazenamento de amostras de tecidos humanos para pesquisa. A vinda dessas vacinas é importante para aumentar o número de doses para imunizar a nossa população. Caso a UniSul não tivesse ou não disponibilizasse de tais equipamentos, as vacinas da Pfizer não poderiam vir. Assim, a universidade, mais uma vez, exerce sua vocação comunitária. E não poderia ser diferente. As universidades existem para transformar a sociedade pela educação e pesquisa”, comenta o professor Jefferson Traebert, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.


Compra de equipamentos é fruto de trabalho e cooperação conjunta

A compra dos equipamentos é fruto do árduo trabalho de professores-pesquisadores que elaboram projetos relevantes e oportunos e, com isso, conseguiram aprovar suas propostas gerando fundos que foram utilizados, entre outras finalidades, para melhorar a estrutura dos laboratórios da UniSul.

Assim, a compra do ultrafreezer que está no campus de Tubarão foi viabilizada com fundos obtidos em uma parceira com o setor produtivo. O projeto foi idealizado por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UniSul e do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão.


Já a compra do ultrafreezer que está no campus da Pedra Branca, em Palhoça, foi realizada com recursos de projeto elaborado também por professores-pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UniSul, submetido à Chamada Pública de Apoio à Infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação para Jovens Pesquisadores da Fapesc.


Com esses poucos exemplos, o PPGCS da UniSul mostra seu papel social almejando consolidar-se ainda mais como instrumento de formação e transformação de pessoas e das comunidades nas quais está inserido, com a certeza de estar impactando social e economicamente no Brasil, no Estado de Santa Catarina, e particularmente no Sul catarinense e na Grande Florianópolis.


Pandemia fez com que setores se reinventassem

O forte papel comunitário da UniSul é histórico e pode ser sentido em diferentes setores das comunidades em suas áreas de abrangência. Exemplos emblemáticos são os serviços de saúde prestados em diferentes especialidades. Da mesma forma, as atividades de pesquisa realizadas principalmente pelos programas de mestrado e doutorado da universidade contribuem de forma decisiva para que a UniSul desempenhe seu papel de geração de conhecimento e, assim, participar ativamente no processo de transformação da sociedade.


Com a pandemia da covid-19, a UniSul precisou se reinventar em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado) isso não foi diferente. Muitos mestrandos e doutorandos foram chamados para atuar no enfrentamento da pandemia. Os próprios professores do programa direcionaram suas ações e pesquisas para auxiliar as autoridades municipais e estaduais nas tomadas de decisão relativas aos problemas de saúde decorrentes da pandemia.


Dentre as ações, o professor Jefferson Traebert, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, destaca a revisão permanente da literatura científica sobre as evidências publicadas diariamente sobre o vírus SARS-CoV-2.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR