Fenômeno metereológico atingiu casas e estabelecimentos comerciais na madrugada
Moradores da região de Jaguaruna presenciaram um raro e inesperado fenômeno natural: um tsunami meteorológico. Por volta da 1h da manhã de ontem, o mar avançou de forma súbita e percorreu uma longa extensão em direção ao continente. Não há registro de feridos.
De acordo com a Central de Monitoramento da Defesa Civil, a estação maregráfica de Balneário Rincão registrou um aumento de um metro no nível do mar em poucos minutos. O evento ocorreu em condições incomuns, já que os modelos meteorológicos não indicavam maré alta ou agitação marítima.
De acordo com a Defesa Civil do município, a maré alta, classificada como um tsunami meteorológico, danificou mais de 30 casas e cinco estabelecimentos comerciais
O fenômeno natural avançou quadras e impactou mais de 16 quilômetros de orla. Entre os balneários atingidos estão Esplanada, Copa 70, Campo Bom e Arroio Corrente.
Apesar dos estragos, as estruturas das casas e comércios não chegaram a ser prejudicadas. Não há desalojados e nem desabrigados.
Fenômeno
Os meteorologistas da Defesa Civil explicam que o fenômeno foi causado por uma intensa Linha de Instabilidade presente na região naquele momento. Essas linhas, formadas por tempestades
Apesar da raridade, outros tsunamis meteorológicos já foram registrados no Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente na primavera. O mais recente ocorreu em novembro do ano passado, em Laguna.
As autoridades reforçam a importância do monitoramento constante das condições meteorológicas e da conscientização da população sobre como agir em situações semelhantes.