Uma das cidades mais antigas de Santa Catarina busca união entre história, desenvolvimento e suas riquezas naturais
Laguna celebra hoje 348 anos. Foi no dia 29 de julho de 1676 que o bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto chegou na Cidade Juliana. Por ser devoto ao Santo Antônio, ele batizou o lugar como Santo Antônio dos Anjos de Laguna, em relação ao encontro da água do mar com a lagoa.
Considerada uma das cidades mais antigas de Santa Catarina, teve como primeiros habitantes os povos dos sambaquis, homens pré-históricos que viviam da pesca em regiões de lagoas e mar. Depois vieram os indígenas, portugueses, negros, italianos, alemães e outros. Cada etnia deixou sua marca encontrada na arquitetura, gastronomia e histórias.
O desenvolvimento da cidade ao longo do tempo une-se às belezas naturais. Seu extenso litoral, com 40 quilômetros de praias, conquista visitantes apreciadores da natureza, refúgio e também de agito. Segundo o IBGE, Laguna tem 42.785 habitantes.
“Fizemos pavimentações de ruas, revitalizamos nossa beira-mar e implementamos ciclovias que incentivam uma vida mais saudável e sustentável para todos. Infraestrutura esta que possibilita que Laguna se desenvolva economicamente e socialmente. Por isso, já contamos com o incremento de diversas novas empresas, inclusive multinacionais que contribuem para o crescimento da nossa cidade, diversificando nossa economia, gerando empregos e oportunidades para nossa população”, ressalta o prefeito Samir Ahmad.
Preservar e celebrar
A economia de Laguna é baseada na construção civil, na pesca e no turismo. Os investimentos em diferentes áreas permitem que a cidade continue evoluindo. “Visualizo uma cidade ainda mais conectada, com uma infraestrutura sólida e um ambiente propício para negócios e inovação. Preservar e celebrar essa história é fundamental para entendermos nossa identidade e para projetarmos um futuro ainda mais próspero”, explica o prefeito.
Programação cultural comemora Cidade Juliana
Até esta segunda-feira, Laguna promove a 42ª Semana Cultural, que comemora os 348 anos de fundação do município. Na programação, palestras, exposições, shows e homenagens. Todos os anos, moradores e turistas têm a oportunidade de conhecer um pouco mais a história e a cultura da cidade durante as celebrações de aniversário.
No sábado, o Encontro de Motociclistas movimentou o Mercado Público. Já ontem, diversas exposições de arte no Cine Mussi e na Casa Pinto D’Ulysséa também marcaram a data.
Hoje, data oficial da fundação do município, será o dia da entrega do certificado de Patrimônio Imaterial de Santa Catarina à União dos Artistas, uma das bandas musicais mais antigas do país, fundada em 1860. O ato ocorre às 20h, no Cine Mussi.