Aposentado, conhecido como Coleira, encantou turistas e surfistas em Imbituba
Foto: Gabriel Gatto/Terra//DS Os grandes nomes do surfe que participaram da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, na Praia da Vila, em Imbituba, precisaram dividir os holofotes com uma figura bastante conhecida pelos moradores locais. O aposentado Idênio Vieira, de 78 anos, mais conhecido como Coleira, foi atração à parte e chamou a atenção de turistas, surfistas e principalmente das crianças. Vestido de super- herói, ele foi disputado para fotos e vídeos ao longo dos dias de competição.
Desde 2006, Coleira se fantasia para animar a garotada. Já apareceu de Homem-Aranha, Super-Homem e Lanterna Verde, e se tornou presença marcante em eventos de Imbituba e de cidades vizinhas, como Tubarão, Laguna e Florianópolis.
“Acho que é um dom que Deus me deu, poder alegrar a vida de outras pessoas. Faço de forma espontânea e as crianças vão à loucura”, contou ao DS. Segundo ele, até surfistas brincaram com o sucesso que fez durante a etapa da WSL. “Em um dia, acho que tirei mais de 100 fotos. Foi um sucesso”, comemora.
Casado e pai de uma filha, Coleira afirma que sua imagem já circulou o mundo por meio de registros feitos por turistas. Ele também já participou de desfiles de 7 de Setembro com estudantes fantasiados de super-heróis, além de outras atividades culturais e esportivas.
Patrimônio da cidade
O apelido nasceu na infância e o acompanhou pela vida adulta, quando trabalhou em uma cerâmica da cidade que já não existe mais. Coleira também já desfilou no Carnaval, correu maratonas e coleciona fotos ao lado de personalidades, como Dedé Santana e o personagem Xaropinho, do Programa do Ratinho.
“Não faço isso para ser rico. Busco sempre ser humilde. A gente vai embora e não leva nenhuma riqueza, nenhum bem. O que eu quero é ser lembrado assim, como um patrimônio da cidade que sempre buscou a alegria de todos”, resume.
Reconhecido e querido em todos os lugares
É fácil encontrar na internet registros que comprovam a popularidade de Coleira em Imbituba. Além de participar de eventos em praias e escolas, ele já visitou hospitais vestido de super-herói e até supermercados, onde participou de ações que chamaram a atenção e repercutiram nas redes sociais. “Algumas mães entram em contato pedindo para que a gente possa visitar e alegrar os filhos. É uma missão que me dá orgulho”, diz.