Devido à alta concentração de fuligem na atmosfera, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como “chuva preta”
A partir desta sexta-feira, a chegada de uma frente fria deve trazer chuvas para o Estado. Devido à alta concentração de fuligem na atmosfera, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como “chuva preta”, onde a precipitação apresenta uma coloração escura por conta da presença de partículas em suspensão no ar.
As temperaturas ficam amenas em relação aos dias anteriores devido à cobertura de nuvens. O tempo deve permanecer assim pelo menos até segunda-feira, com muitas nuvens a encoberto e chuva ao longo do dia, segundo a Epagri/Ciram.
Isso deve amenizar as condições de seca e abafamento dos últimos dias, além da grande quantidade de fumaça das queimadas que ocorrem na região centro-norte do Brasil, além da Bolívia e Paraguai.
A combinação entre uma intensa massa de ar seco e quente e a fumaça das queimadas tem causado uma piora significativa na qualidade do ar. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria do Meio Ambiente emitiram uma nota alertando para os riscos à saúde, decorrentes da baixa umidade e da poluição.
“A chuva possibilita a limpeza do ar, removendo partículas de poeira, poluentes e outras impurezas”, explica o diretor de Controle e Passivos Ambientais do IMA, Diego Hemkemeier Silva.