Em funcionamento desde 2018, o estacionamento rotativo de Laguna passará por mudança. Atualmente, o serviço é gratuito e com prazo máximo de duas horas de permanência. Contudo, a prefeitura já analisa outra forma de operação que seja mais ágil e com cobrança efetiva pelo tempo que o veículo ficar na vaga.
À frente das tratativas para que haja uma mudança na forma de exploração do rotativo, a secretaria de Governo e Desenvolvimento trabalha com o conceito de que o sistema seja concedido direto à iniciativa privada, sem que haja uma entidade intermediária. De acordo com o assessor para assuntos de Desenvolvimento Econômico da pasta, Natanael Wisintainer, a ideia é repassar a gestão para a Apae.
Segundo Natanael, o assunto segue em discussão e deverá ser aberta licitação para uma nova gestão em até 60 dias, mais ou menos. “Estamos analisando toda a documentação e o que precisa para fazer esta mudança”, informa o assessor.
O novo modelo de gestão deverá se assemelhar com o que era praticado em Tubarão. Ou seja, com cobrança por períodos de tempo e com a presença de monitores. Na Cidade Azul, a gestão do trabalho (que segue suspensa) também era feita pela Apae. Além disso, Laguna espera poder contar com aplicativo e totens onde o cidadão possa escolher o tempo e fazer o pagamento pelo horário na vaga.