Saiba como evitar e eliminar a ressaca para curtir bem as festas
As festas e confraternizações de fim de ano, o início do verão e a temporada de férias são verdadeiras oportunidades para relaxar na alimentação e na quantidade de álcool - excessos que podem comprometer a diversão e causar prejuízos à saúde. Para evitar esses exageros, os especialistas do Complexo Médico Provida, de Tubarão, orientam como proceder.
“É muito importante que a pessoa que bebeu além do seu habitual se hidrate. E quando surgir aquela sensação de desconforto, estômago e cabeça pesados, não escolha alimentos açucarados, como os refrigerantes, por exemplo. Prefira água de coco, que é rica em potássio e hidrata. Os sucos cítricos, que possuem vitamina C, também ajudam na hidratação. É muito importante também que a pessoa não fique longos períodos sem se alimentar, porque isso pode aumentar ainda mais os sintomas de desconforto e enjoo e até mesmo surgir dores de estômago”, alerta a nutricionista Alice Cunha.
A ressaca, segundo o clínico Lawrence de Luca Dias, além de causar mal-estar, desconfortos no estômago, náuseas, vômitos e dores de cabeça, de diferentes intensidades, entre outros sintomas, pode também sobrecarregar o fígado e refletir em problemas digestivos.
“Por isso, a recomendação é repor com muita água, água de coco e isotônicos, estar bem alimentado antes de começar a ingerir álcool, beber muita água, antes, depois e durante o consumo e não exagerar. Beber sempre com moderação. Em caso da persistência dos sintomas, procure uma unidade de saúde”, completa o médico.