A Diamante Geração de Energia comunicou ao mercado que concluiu a constituição de joint venture (JV) no Brasil junto com a Nebras Power, empresa internacional de investimentos em energia e subsidiária da Qatar Electricity & Water Company (QWEC). A expressão de origem inglesa significa a união de duas ou mais empresas para realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período.
A JV tem como objeto realizar investimentos de termelétricas a gás natural, que incluem a construção da Usina Termelétrica Norte Catarinense (UTNC), com potência de 600 MW, na cidade de Garuva, e a instalação de uma nova unidade geradora de gás de 440 MW dentro do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.
Além dos projetos localizados em Santa Catarina, que integram o portfólio inicial, a JV também pretende desenvolver e implementar projetos de até 9 GW em outras regiões do Brasil. “Esta transação é um importante marco para Nebras no Brasil, que é um mercado chave. Num país em que a geração renovável é responsável por cerca de 80% da demanda, os projetos a serem implementados pela JV proporcionarão a segurança energética necessária para compensar a intermitência das renováveis”, descreve o comunicado.
“Os projetos da JV serão importantes para o equilíbrio do sistema interligado nacional de energia, contribuirão para a manutenção e ampliação de empregos diretos e indiretos em Santa Catarina e para o desenvolvimento econômico do Estado, um dos objetivos da Lei da Transição Energética Justa, promulgada em 2022”, aponta CEO da Diamante Energia, Pedro Litsek.