Altas temperaturas e aumento na demanda de água causaram desabastecimento em Tubarão
Nos últimos dias, moradores de Tubarão têm enfrentado um problema: a falta de água nas torneiras. O desabastecimento tem gerado desconforto em diversos bairros da cidade, afetando a rotina de dezenas de famílias.
Conforme a Tubarão Saneamento, concessionária responsável pelo fornecimento de água na cidade, a combinação da semana atípica com altas temperaturas e o elevado consumo nos últimos dias são os principais responsáveis pelos problemas no abastecimento.
Segundo a supervisora técnica operacional da Tubarão Saneamento, Jéssica Corrêa, o consumo nos últimos dias, comparado ao mesmo período de janeiro, aumentou em cerca de 2 milhões de litros de água por dia. “Temos registrado um pico de consumo muito acima da média, o que tem impactado diretamente no fornecimento. As altas temperaturas e o retorno das aulas, incluindo o retorno de muitas famílias que estavam fora da cidade, em praias, por exemplo, para a sua rotina, foram a combinação que resultou nesse desabastecimento em alguns períodos”, explica Jéssica.
Capacidade máxima
A supervisora conta que a empresa está operando com 100% da capacidade máxima, 24 horas por dia. “Estamos atuando para normalizar a situação o mais rápido possível. Porém, também pedimos à população que faça a sua parte e evite o consumo excessivo, principalmente na região central, para que as comunidades mais distantes não sejam as mais afetadas”, solicita.
Ainda sobre o ocorrido, Jéssica antecipa que a cidade não corre o risco de um desabastecimento futuro. “Foi algo atípico mesmo. Tanto que o rio Tubarão, que é a principal fonte de captação de água para a cidade, segue com níveis normais, e os nossos reservatórios continuam operando com a capacidade máxima”, reitera a supervisora.
Obras vão aumentar capacidade em 10%
Para minimizar a situação, diante do cenário crítico de abastecimento de água, a Tubarão Saneamento está adotando medidas emergenciais para reduzir os impactos à comunidade.
Como parte dessas ações, a concessionária está disponibilizando caminhão-pipa para atender os bairros mais afetados do município. As prioridades de abastecimento, neste primeiro momento, serão: escolas, postos de saúde e residências com pessoas enfermas. Até o final da quinta-feira, foram registradas seis solicitações para o caminhão-pipa.
Apesar do leve declínio nas temperaturas, o consumo de água seguirá elevado, permanecendo acima do normal. A concessionária reforça que é fundamental que todos utilizem a água armazenada em suas caixas d’água de forma consciente, evitando desperdícios e priorizando o uso essencial.
“A colaboração da população faz toda a diferença para que possamos enfrentar esse momento sem impactos mais severos no fornecimento de água. Reforçamos a importância da solidariedade, para que as pessoas utilizem a água apenas nas atividades essenciais”, destaca a supervisora técnica operacional, Jéssica Corrêa.
Além do caminhão-pipa, Jéssica informa que a Tubarão Saneamento realizará, nos próximos dias, uma obra de ampliação na estação de tratamento de água. “Já no começo de março, teremos um aumento na capacidade de fornecimento de água em cerca de 10% a mais do que temos hoje”, antecipa.
Agência Reguladora notifica concessionária
Em nota, a Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) informou que está acompanhando de perto as comunicações da concessionária Tubarão Saneamento e, diante da falta de água, notificou a empresa para prestar esclarecimentos sobre as ações de manutenção e operação da rede.
Segundo a superintendente geral da AGR, Ana Cristine Orige Medeiros, ela está acompanhando a situação de perto desde a semana passada, quando se tornaram mais frequentes os avisos de desabastecimento. “Estamos vigilantes e cobrando as ações necessárias para que o abastecimento público de água se normalize o quanto antes”, informou Ana ao Diário do Sul.