Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
Fechar [x]

Caso de dengue com contágio local é confirmado

Focos do Aedes dobram em uma semana e Tubarão confirma primeiro caso local de dengue

13/02/2026 06:00|Por Redação

Um novo aumento nos focos do mosquito Aedes aegypti foi confirmado pela secretaria de Saúde de Tubarão. Em uma semana, o número passou de 31 para 64. Além da alta nos focos, o município confirmou o primeiro caso de dengue com transmissão autóctone, quando a infecção ocorre dentro da própria cidade. 

Ao todo, nesta semana foram 22 notificações, sendo 18 casos descartados, três suspeitos e um confirmado. Os focos estão distribuídos pelos bairros Morrotes (7), Oficinas (9), Centro (9), Recife (8), Fábio Silva (4), Revoredo (6), Vila Moema (3), Humaitá (4), Santo Antônio de Pádua (3), Monte Castelo (3), São João Margem Esquerda (3), Humaitá de Cima (2), Dehon (2) e Passagem (1).

Diante do cenário, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito, eliminando recipientes com água parada, mantendo caixas d’água vedadas e realizando a limpeza periódica de calhas e ralos. Denúncias de possíveis focos podem ser feitas à Ouvidoria pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail [email protected].

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Gravatal   

Foi realizada esta semana a primeira aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI). A ação ocorreu em quatro pontos do bairro Termas. Segundo o agente de endemias da Vigilância em Saúde, André Avelino, mais de 60% dos focos registrados em 2024 e 2025 foram nas Termas. Já no período de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2026, foram quatro focos e um caso confirmado da doença, o que motivou o início da aplicação nessa localidade.

A técnica consiste na aplicação de inseticida diretamente nas paredes internas de imóveis cobertos, onde o produto não sofre interferência da chuva. De acordo com a prefeitura, o efeito dura cerca de quatro meses, período em que não é recomendada a lavagem das superfícies tratadas. O BRI se diferencia por atuar diretamente nos locais de repouso do mosquito adulto. Há previsão de ampliação da aplicação do BRI para o bairro Centro, conforme o monitoramento epidemiológico. Do início do ano até a última terça-feira, Gravatal registrou seis focos do mosquito e quatro casos suspeitos de dengue, sendo três descartados e um confirmado.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR