Ação ganhou força com visita de profissionais da saúde em unidades de ensino
Até a próxima semana as equipes do Núcleo de Combate a Endemias do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (Coems), da secretaria Municipal de Saúde de Tubarão, realizam nas escolas municipais uma mobilização contra a dengue.
O objetivo é sensibilizar alunos e professores quanto à importância de eliminar todo tipo de criadouro que acumule água, de modo a controlar os focos do Aedes aegypti em Tubarão. “Somente juntos conseguiremos diminuir o número de focos e, por consequência, mantermos baixos os níveis de atendimentos médicos e/ou internações”, explicou o coordenador do núcleo, Hélio de Oliveira Júnior.
Nesta sexta-feira, a partir das 10h, haverá uma palestra no quartel da 14ª Companhia de Engenharia de Combate de Tubarão, em ação que dá prosseguimento à campanha.
A data
Em novembro é lembrado o Dia Nacional de Combate à Dengue, data instituída por lei com o objetivo de mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença.
Em seu artigo 2º, a Lei prevê ainda que os gestores do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde ficam autorizados a desenvolver campanhas educativas e de comunicação social na semana que contiver o penúltimo sábado do mês de novembro.
Pedágio educativo será realizado neste sábado
Para chamar atenção da população quanto à prevenção e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, este sábado será marcado pelo Dia D Nacional da Dengue em todos os estados do Brasil.
Em Capivari de Baixo, a secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, realizará um pedágio educativo, a partir das 8h, em frente ao Ginásio Municipal Juan Manuel dos Santos.
Essa ação visa conscientizar a população sobre a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com dados municipais, 75% dos focos estão dentro dos domicílios. A campanha é um chamado à responsabilidade coletiva para combater a dengue.
A campanha prossegue com ações nas escolas, visitas de Agentes de Saúde, distribuição de materiais informativos e mobilização comunitária para eliminar criadouros do mosquito.
Ações contra a doença são reforçadas no estado
Em 2024, o estado de Santa Catarina tem adotado diversas iniciativas para combater a dengue.
A situação demanda que toda a população intensifique os cuidados e as medidas preventivas, com o objetivo de reduzir a propagação da doença.
A secretaria de Estado da Saúde (SES) ressalta a importância da população em continuar com as ações de limpeza das casas e receber os agentes de combate a endemias e comunitários de saúde, que auxiliam na identificação e eliminação de focos do mosquito.
Ao longo de 2024, a SES, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), tem prestado suporte técnico a todos os municípios nas atividades de controle do vetor e vigilância dos casos. Isso inclui a distribuição e aplicação de inseticidas, capacitação de equipes e outros.
Além das ações contínuas, as atividades estão sendo intensificadas para enfrentar o cenário atual. Em colaboração com os municípios, a secretaria solicitou ao Ministério da Saúde a expansão da vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos e o aumento do financiamento para Agentes de Combate às Endemias (ACE).