Eles ficarão hospedados com famílias italianas durante o período
Dez jovens lagunenses embarcam no dia 19 de março, em Florianópolis, com destino à Itália, para participar do segundo intercâmbio internacional entre Laguna e a cidade de Rieti. A iniciativa busca fortalecer os laços culturais, históricos e educacionais entre as duas cidades ligadas à trajetória de Anita Garibaldi.
Promovido pelo CulturAnita, em parceria com o Colégio Militar de Laguna, o intercâmbio proporciona a estudantes de 14 a 18 anos uma imersão cultural no país europeu. Ao chegarem, eles serão recebidos no Aeroporto de Roma e ficarão hospedados com famílias italianas durante o período da experiência.
A iniciativa dá continuidade ao projeto iniciado em novembro do ano passado, quando estudantes italianos estiveram em Laguna, fortalecendo as amizades e a troca cultural entre os jovens dos dois países.
Para o estudante Arthur de Bona, do terceiro ano do Ensino Médio, a viagem representa a realização de um sonho. “Sempre tive o desejo de visitar lugares novos. Já fui para alguns países da América do Sul, mas nunca para outro continente. Ir para um país tão forte cultural e historicamente como a Itália me deixa realmente emocionado”, afirma
A estudante Leila Novaes, de 16 anos, também celebra a oportunidade. “É uma felicidade muito grande estar indo viver algo que nem todo mundo tem oportunidade. E matar a saudade dos italianos que vieram para cá”, destaca.
Leila será hospedada pela família da estudante Chiara, que participou da primeira etapa do intercâmbio e esteve em Laguna no ano passado. O vínculo criado entre as famílias já é forte. “Minha mãe diz que ela virou nossa segunda filha. Eu sinto que também vou ser recebida assim. Quero conhecer a rotina deles, como funcionam as refeições em família, o sistema escolar e os costumes”, comenta.
Interessada em seguir carreira em Direito ou Relações Internacionais, a estudante acredita que a experiência pode influenciar suas escolhas futuras. “A gente descobre novos interesses e novas possibilidades. Ter contato com outra cultura amplia nossa visão”, completa.
O intercâmbio também reforça o papel de Laguna como berço de Anita Garibaldi e destaca a importância da história da heroína na construção de pontes culturais entre Brasil e Itália.