Nova lei reconhece a prática, amplia a segurança para pacientes e valoriza a formação dos profissionais da área
O exercício profissional de acupuntura foi regulamentado este ano. De acordo com a norma, a profissão é o conjunto de técnicas e terapias para estimulação de pontos específicos do corpo humano por meio do uso de agulhas apropriadas, com o objetivo de manter ou restabelecer o equilíbrio das funções físicas e mentais do paciente.
Para a profissional em acupuntura Nidiana Damázio Nunes, de Imbituba, a regulamentação da acupuntura é algo positivo para a profissão, porque trará mais segurança tanto para os profissionais quanto para a população. “Ela reconhece oficialmente a acupuntura como um campo de atuação sério e qualificado e contribui para valorizar a formação adequada e ética. Além disso, fortalece a integração com outras áreas da saúde e amplia o acesso da população a esse cuidado”, avalia.
A lei autoriza o uso de procedimentos próprios da acupuntura durante outros atendimentos na área de saúde, se autorizado pelos respectivos conselhos profissionais. Para isso, o profissional deverá submeter-se a curso de extensão específico, oferecido por instituição de ensino devidamente reconhecida.
Nidiana atua na área há 10 anos por formação e, atualmente, após se especializar na saúde da mulher, tem o trabalho voltado para fertilidade, gestação e puerpério. “Ainda assim, a acupuntura é uma terapia que pode ser aplicada em todas as fases da vida, sempre respeitando as necessidades individuais. Ao longo desse tempo, venho atuando com a acupuntura integradamente à Naturologia, tanto no cuidado com a saúde física quanto emocional das pessoas”, pontua.
Para a profissional, a medicina chinesa é um dos pilares da graduação em naturologia aplicada, por isso escolheu aprofundar seus estudos por meio de uma pós-graduação em Acupuntura. “O interesse surgiu ainda na adolescência, quando comecei a refletir sobre qual caminho profissional seguir. Sempre me chamou atenção a possibilidade de olhar para a saúde de forma mais integral, considerando corpo, emoções e estilo de vida”, relembra.
Benefícios
Nidiana afirma que a acupuntura oferece diversos benefícios, tanto para a saúde física quanto emocional. Ela auxilia no alívio de dores, no tratamento de distúrbios do sono, ansiedade, estresse, problemas digestivos e hormonais, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico.
Para ela um dos grandes diferenciais da acupuntura é estimular a capacidade natural do corpo de se autorregular, promovendo equilíbrio e saúde de forma integral. “A Medicina Chinesa oferece uma compreensão profunda dessa conexão, além de ferramentas eficazes e cuidadosas para o cuidado com a saúde”, avalia.