Seja para pedir um bom casamento, seja para manter feliz a relação que já existe, é tradição anual bater na porta da igreja matriz durante a Festa de Santo Antônio dos Anjos, em Laguna.
E este ano não foi diferente. Centenas de pessoas foram até a igreja, no Centro Histórico. Segundo a tradição, quem bater na porta de Santo Antônio na virada do dia 12 para o dia 13 e pedir um relacionamento é sempre atendido.
De acordo com o fotógrafo Elvis Palma, que registrou o momento, pessoas de todas as idades foram bater à porta da igreja, entre homens e mulheres, jovens e até os mais velhos, todos em busca de um amor para a vida toda sob as bênçãos de Santo Antônio. Este costume se repete há anos em Laguna e é um dos momentos mais esperado da festa, que chega à sua 346ª edição.
A data é justamente o dia em que se celebra Santo Antônio, o santo casamenteiro e também padroeiro de Laguna. Para homenageá-lo, o evento, que durou 13 dias, com trezenas e muita festa, teve ainda transladação e as procissões, além da famosa queima de fogos (este ano, atendendo à lei, foi sem som).
Ontem, dia de Santo Antônio, a imagem do padroeiro seguiu novamente em procissão pelas ruas da cidade, enchendo de emoção os milhares de fiéis que todos os anos participam dos festejos dedicados ao santo casamenteiro.