22 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

GERVÁZIO PLÁCIDO

22/11/2024 06:00

Divisas Imbituba, Laguna e Garopaba

Segunda-feira (18) esteve em Imbituba o deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito. Em reunião com o prefeito Rosenvaldo Júnior, o servidor de carreira Dorvalino Pedro de Mello Filho e a secretária de Gestão e Planejamento Urbano, Thais Silva Florentino, discutiu o assunto das divisas intermunicipais de Imbituba com Garopaba e Laguna. O parlamentar destacou que acompanha as discussões realizadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa sobre os limites territoriais de Imbituba e veio ver pessoalmente a situação das divisas entre os municípios. “Com base nas consultas que estou fazendo, com moradores e os governos municipais, irei preparar meu parecer, especialmente sobre a emenda do deputado Pepê Collaço, que incluiu a situação da divisa entre Garopaba e Imbituba”, destacou Marquito. Entre Imbituba e Laguna existe a delicada situação de imóveis da prefeitura de Imbituba, onde, com a alteração das divisas, não fariam mais parte do município, como a Escola Municipal Ugero Pittigliani. Além da Unidade Básica de Saúde da Boa Vista, que foi construída em uma área doada pelo Estado e que atende mais de 600 famílias.

Impasse das divisas

Com a sanção da Lei Estadual 13.993, de 2007, que consolidou diversas divisas intermunicipais em todo o estado, foram alteradas as coordenadas geográficas existentes na lei anterior, de 2000. Conforme previsto na lei de 2007, a linha divisória territorial entre Laguna e Imbituba inicia na Lagoa do Mirim, segue por linha reta, passando pela parte sul da Ponta Rasa, até encontrar a parte sul da ponta de Itapirubá.

Quatro mil moradores

De acordo com o deputado Ivan Naatz, autor da PL 26/2023, o traçado da lei de 2007 se originou da equivocada interpretação do ponto geográfico com a localidade homônima de Ponta Rasa, que possui latitude e longitude diferentes. A mudança das coordenadas geográficas afetou o perímetro de Imbituba e Laguna, alterando a área de diversas localidades, entre elas a própria Ponta Rasa, além de Boa Vista e Itapirubá, que perderam parte de seu território para Laguna. Isso impactou a vida de mais de quatro mil moradores.

Moção de congratulação

Vereador Bruno Pacheco da Costa, do PSB, vai homenagear algumas lideranças negras de Imbituba em evento que será definido pela própria Câmara de Vereadores, alusivo ao Dia da Consciência Negra. Os homenageados são as historiadoras Mariane da Silva Coelho e Danúbia Francisco Ramos, a pedagoga Daniela Francisco Ramos, a psicóloga Rosiane da Silva Costa, o músico e cantor Igor do Canto Perfeito e este radialista, jornalista e colunista do DS Gervázio Plácido. O texto da moção destaca que são cidadãos ilustres, destacados em suas áreas e que lutam contra o racismo e a desigualdade na sociedade imbitubense e brasileira.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR