Ao todo, foram apreendidos 1.250 quilos de produtos de origem animal
Uma operação realizada pelo Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (POA), do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), apreendeu 1.250 quilos de carnes impróprias para consumo em mercados de Capivari de Baixo.
Segundo o Promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira, foram fiscalizados todos os sete supermercados, atacadistas e mercados da região que possuem câmaras de congelamento ou resfriamento.
Apenas um deles não apresentou carnes impróprias para consumo. Nos demais, foram encontradas carnes sem identificação de origem, vencidas, recongeladas, entre outros problemas. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados.
Todos os estabelecimentos infratores foram autuados. Em um deles, que, além de diversas irregularidades graves, escondeu as carnes da fiscalização em um depósito abandonado, foi necessária a interdição total. Para ser reaberto, o estabelecimento precisará da completa adequação às normas sanitárias.
A partir de agora, com o relatório de todas as irregularidades identificadas, a Promotoria de Justiça de Capivari de Baixo irá atuar no sentido da responsabilização nas esferas cível e penal, conforme cada caso.