Esse é um assunto que interessa a muita gente, já que os estudos mostram que estamos ficando cada vez mais ansiosos, principalmente quando a ansiedade é tanta que começa a refletir de forma negativa na sua saúde. Quando em excesso, ela favorece a sensação de mal-estar e impede as pessoas de viverem sem tanta aflição em relação às coisas que estão por vir. Na alimentação, ela atrapalha no processo de perda de peso, já que os ataques de gula são creditados a ela. Além dos tratamentos e terapias – que deve ser diagnosticado e tratado por profissional psicólogo e psiquiatra - para controlá-la, a alimentação também pode ajudar a conter os ataques de ansiedade.
A serotonina, popularmente chamada de neurotransmissor do bem-estar, tem influência no humor, nas emoções, na memória, no apetite e no sono. Níveis baixos de serotonina estão associados à ansiedade, depressão, alterações do humor, irritabilidade e comportamento obsessivo. Alguns alimentos contêm substâncias que atuam diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina.
- A vitamina C, presente na laranja, no limão e na acerola, promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.
- O leite e seus derivados magros e a banana são alimentos ricos em triptofano, aminoácido fundamental para a formação da serotonina.
- O espinafre também é importante no controle da ansiedade. Ele contém ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso combatendo o estresse.
- A pimenta é rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância que também está associada ao prazer e bem-estar. As pimentas vermelha e malagueta são as melhores.
- As oleaginosas (castanha, nozes, avelã) são fontes de gorduras boas e possuem ação antioxidante, também aliviam os sintomas do estresse.
Bom, espero que tenham gostado das dicas de hoje! Até semana que vem! Atendimento nutricional ON LINE – (48)9 9177-5052.