O objetivo é estimular a curiosidade e o protagonismo juvenil por meio da criação de projetos científicos e sociais
Um projeto voltado à promoção da ciência e da tecnologia entre estudantes das escolas públicas de Capivari de Baixo foi lançado pelo Parque Diamante +Energia, em parceria com a Diamante Geração de Energia, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA).
Com o nome “Pensando Fora da Caixa – Feira Científica 2025”, a iniciativa vai envolver alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Objetivo
O objetivo é estimular a curiosidade e o protagonismo juvenil por meio da criação de projetos científicos e sociais que dialoguem com temas reais.
A participação será em grupos de cinco estudantes, com a obrigatoriedade da indicação de um professor orientador no momento da inscrição. Cada equipe deverá escolher um tema alinhado à matriz curricular, e os trabalhos mais bem avaliados serão premiados com certificados e outros incentivos.
Entre os prêmios, estão cinco tablets Samsung para as equipes com melhor desempenho nos ensinos fundamental e médio, além de uma viagem ao Museu da PUC-RS, onde está localizada a maior usina solar flutuante do Brasil.
O projeto contará com mentoria de profissionais voluntários da Diamante Geração de Energia.
Os estudantes também visitarão o Parque Diamante +Energia, onde poderão aprender mais sobre ciência, inovação e sustentabilidade.
A programação será encerrada com uma feira de apresentação dos projetos, aberta ao público.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.parquediamanteenergia.com.br.
Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas pelo site oficial e pelas redes sociais do Parque (@parquediamanteenergia).