30 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

RENATA DAL-BÓ

17/04/2024 06:00

Viva o Dia Nacional do Livro Infantil

Olá, meus aumiguinhos! Amanhã é dia de festa! Vocês sabiam que em 18 de abril nós comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil? Minha mãe me contou que esta data foi escolhida em homenagem ao aniversário do primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: o Monteiro Lobato.  

Eu adoro ouvir histórias. Outro dia mesmo minha mãe estava contando uma que se passava num tal de “Sítio do Picapau Amarelo”. Ela disse que foi o Monteiro Lobato que escreveu e que, quando era criança, era apaixonada para fazer parte da turma que morava lá. Tudo que ela queria era passar suas férias junto com o Pedrinho e a Narizinho no sítio de sua avó, a Dona Benta, e viver maravilhosas aventuras. Ela também queria se fartar com os bolinhos de chuva da tia Anastácia, uma senhorinha muito simpática que fazia quitutes incríveis.  Hum, adoro bolinhos de chuva! 

Minha mãe me contou que a Narizinho tinha uma boneca chamada Emília, que desde que  tomou a pílula falante não parou mais de falar. Eu bem que queria tomar essa pílula, minha mãe ia ver o que é um cachorro tagarela. E tinha ainda o Visconde de Sabugosa, feito por Tia Nastácia a partir de uma espiga de milho. Dizia a tagarela da Emília que o Visconde adquiriu toda sua sabedoria depois que foi esquecido na biblioteca. Leu tanto que entendia de tudo e era o mais sábio da turma. 

Eu bem que queria morar neste sítio, correr pelo gramado, fazer aventuras com a Narizinho e o Pedrinho. Mas minha mãe falou que lá na floresta, perto do sítio, tinha uma bruxa em forma de jacaré chamada Cuca. Ui, que medo, imagine o tamanho da boca dela! Ah, e de vez em quando, do nada, aparecia o Saci-pererê, um menino de uma perna só que usava um gorro vermelho e adorava pregar peça nas pessoas. 

Pensando bem, acho que é mais seguro e confortável eu ficar por aqui mesmo, deitado, de boa, na cama da minha mãe, e de orelhas bem em pé para ouvir essas histórias maravilhosas que ela conta. E viva a literatura infantil!

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR