14 DE ABRIL DE 2024
Fechar [x]

RENATA DAL-BÓ

03/04/2024 06:00

Tô ficando velho

Olá, meus aumiguinhos! Voltei, depois de um tempinho longe de vocês. É que minha mãe pediu para ela escrever todo o mês de março, dedicando suas crônicas às mulheres. Claro que eu concordei. Na minha casa tem muitas mulheres. Além da minha mãe, que é minha heroína, tem minhas irmãs Carol e Mariana, minha tia Dani e minha vó Cimar. Aqui quem manda são elas. Eu só obedeço.

Mas, mudando de assunto, até foi bom eu ficar um tempo sem escrever, pois ando meio preguiçoso. Ultimamente o que mais gosto de fazer é ficar deitado, tirando uns cochilos. Minha mãe até ficou preocupada e me levou na tia Lis Vet, que cuida de mim. A primeira pergunta que ela fez foi com quantos anos eu estava. Minha mãe disse que eu estava com nove aninhos. Será que é muito? 

Tia Lis disse que, normalmente, os cães a partir dos sete anos já são considerados idosos. Mas depende muito do porte do cachorro, quanto maior o porte, mais cedo ele é considerado um idoso. Será que já estou velhinho? Bom, tá certo que ando meio paradão, mas é só falar em passear que eu me animo todo, nem lembro que tenho preguiça. Gosto muito de comer também. Se eu pudesse, comia tudo que eu via pela frente, mas minha mãe não deixa. Só meu vô e minha vó é que me dão umas regalias de vez em quando. Tia Lis não ficou nada feliz quando soube disso. Mas poxa, já sou um idoso, posso ter alguns privilégios.

Tia Lis disse que o importante é fazer uma prevenção para que a gente tenha uma velhice saudável e confortável. Precisamos ter uma suplementação para evitar doenças neurológicas e ortopédicas, que vêm com o desgaste do tempo, como artrose (que nome feio). Ela disse também que é preciso evitar de pular em lugares muito altos, como camas e sofás, o melhor é colocar uma rampinha. Ouviu, mãe? Pode colocar uma rampinha para eu subir na sua cama, por favor. Ah, outra coisa que ela falou é o cuidado com a pele. Eu sou bem alérgico e minha mãe sempre usa um creminho para hidratar minhas patinhas. Mimado, eu? 

Também não pode esquecer de limpar os olhos, as orelhas e escovar os dentes todos os dias. Outra coisa muito, mas muito importante mesmo, é fazer uma massagem bem gostosa na barriguinha e dar carinho várias vezes ao dia. Essa dica é por minha conta! É verdade que estou ficando velhinho, mas continuo sendo um cachorro muito feliz. Lambeijos e até a próxima! 
 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR