Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

26/01/2026 06:00

Uma poça no meio do caminho

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Imagine uma goteira, pingando lentamente, até que, com o tempo, forma uma poça d’água no chão. Algo aparentemente pequeno, mas que, se ignorado, cresce, incomoda, danifica.
A partir dessa cena trivial, imaginemos as pessoas que podem passar por esta poça e suas reações.

Vai haver quem passe pela poça sem sequer perceber que ela existe, ou fingir não perceber. Estes são os indiferentes. Talvez desviem o pé mecanicamente, talvez escorreguem e reclamem do azar, mas não conectam o incômodo à causa. Vivem no piloto automático da existência. São aqueles que, na vida, se acostumam com injustiças, normalizam o absurdo, dizem que sempre foi assim. Não são, necessariamente, maus, são distraídos da própria responsabilidade de existir com consciência.

Também vamos ver o grupo daqueles que pararão diante da poça, franzirão a testa, olharão em volta e comentarão coisas como: “isso não devia estar aí”, “que descuido”, “alguém precisa fazer alguma coisa”. São os bem- intencionados, percebem o problema, se indignam com ele, mas permanecem na superfície da constatação. Na vida, são os que: criticam a política, mas não participam; denunciam, mas não se engajam; compartilham revoltas, mas não constroem soluções. São importantes para dar visibilidade ao problema, mas insuficientes para resolvê-lo.

Veremos também alguns que irão enxugar o chão e logo em seguida erguerão suas cabeças, levantarão os olhos e seguirão o rastro da água, procurando a origem, até encontrar e consertar a goteira. São os agentes de mudança, aqueles que não apenas veem o problema, mas buscam compreendê-lo, atacam causas, não só sintomas, transformam incômodo em ação, trocam o lamento pela responsabilidade. Podem não ser heróis nem perfeitos, mas são comprometidos com o real, com o possível, com o necessário.

É que os problemas do mundo raramente são as “poças”, quase sempre são as “goteiras”.
 

Mudança
Por mais que você tente, existem pessoas que você não poderá mudar. São as pessoas número 689. Mesmo que você tente, inverta, vire de ponta-cabeça, insista, elas continuam as mesmas.

Olho gordo
Ainda bem que existem inveja e olho gordo, imagina ter que aceitar que as coisas dão errado por incompetência minha...

Cura
Hipócrates, o médico grego que viveu entre os anos 470 e 360 a.C, considerado o pai da medicina, dizia: “Antes de curar uma pessoa, pergunte se ela está disposta a desistir das coisas que a deixaram doente.”

Manchetes
Estava aqui pensando sobre manchetes improváveis de jornal. 
Já pensou se uma cobra estivesse devendo uma grana para outra cobra e essa pegasse um revólver e fosse cobrar a conta? A manchete seria: Cobra cobra cobra.
E se uma baleia tivesse uma desavença com outra baleia, pegasse o revólver da cobra e atirasse na sua desafeta? A manchete seria: Baleia baleia baleia.
 

Mãe
Minha velhinha, dona Asioni, celebrando aniversário, recebendo o carinho do seu Rosendo e da família toda. Parabéns, Nicota!
 

Pedrinho
Final de semana foi de festa para a celebração do aniversário do Pedrinho Nascimento, na foto com os pais Orlando e Sônia e a mana Bia. Parabéns, garoto! 
 

Aniversário
Nosso amigo Lucas Lima de Oliveira, diretor da SF Terraplanagem, que celebrou com a família mais um ano de vida. Parabéns, maninho!
 

Rilário
A casa de comédia mais badalada do sul apresenta três grandes feras do humor nesta semana. A Rilário Comedy traz a Tubarão, na quinta-feira, 29, Cris Pereira, com o show “Meu nome não é Jorge”. Na sexta-feira, 30, a atração é o comandante do programa A Culpa é do Cabral, Fabiano Cambota, com seu stand up “O sexy sênior”. No sábado, 31, o impagável Apóstolo Arnaldo, com o show “Na minha época”. Todos os shows começam às 19 horas e os ingressos podem ser adquiridos na MinhaEntrada.


Frase solta, que deveria estar presa:
“Eu continuo preferindo quem fala ‘pobrema’ do que quem cria.”

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR