Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026
Fechar [x]

RAMIRES LINHARES

28/01/2026 06:00

O poder

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.

Game of Thrones, o seriado de TV americano baseado na série de livros A Song of Ice and Fire, do autor George R. R. Martin, foi eleito como o melhor seriado de TV do século XXI. Ao longo de oito temporadas e mais de sessenta episódios, Game of Thrones chama atenção também por muitas mensagens interessantes que transmite.

O personagem Lord Varys, em um dos episódios, propõe um enigma a Tyrion Lannister, outro personagem da trama: 

“Em uma sala, sentam-se três grandes homens: um rei, um sacerdote e um homem rico. Entre eles está um mercenário, um homem comum, que maneja como ninguém uma espada, mas com pouca inteligência. Cada um dos poderosos o incita a matar os outros dois. O Rei usa como argumento o fato de ser ele o governante legítimo; o sacerdote lhe diz falar em nome dos deuses; e o homem rico lhe oferece muito ouro. Quem vive e quem morre nessa história?”

Tyrion responde ao enigma focando inicialmente na força bruta, sugerindo que o mercenário com a espada detém o poder. Mas Varys revela a verdadeira natureza do enigma: “o poder está onde as pessoas acreditam que ele reside.” 

A revelação de Varys desmonta a ideia de que a força, o dinheiro, a fé ou até mesmo a legitimidade formal sejam absolutos. No fundo, o poder só existe se for reconhecido. Sem essa crença coletiva, o rei é só um homem com uma coroa, o sacerdote é só um homem com roupas religiosas, e o rico é só um homem com moedas no bolso.

A história cabe no nosso mundo atual. É só trocarmos o rei, o sacerdote e o homem rico por políticos, influenciadores, empresários. E o mercenário? Bem, acho que somos nós, com a espada do voto, do clique, do comentário, do compartilhamento. 

Tudo funciona porque concordamos que funcione: dinheiro, instituições, reputação. Quando a confiança se rompe, tudo desmorona. A lição é simples e incômoda: se o poder está onde acreditamos, somos responsáveis por onde depositamos essa crença. 

A sala, no fim, pode ser a nossa.


Contatos
Estava aqui pensando que às vezes a gente sente saudade daqueles contatos físicos que hoje não acontecem mais. Eu, por exemplo, lembro com muito carinho e apreço de contatos que já tive com notas de 100.

Mulheres
Um viva às mulheres que vivem felizes sem unha na unha, sem cílios nos cílios, sem boca na boca e sem cabelo no cabelo.

Papo profundo
- Buda, o que nos faz humanos?
- Selecionar todas as imagens com semáforos.

Dito pelo não dito
- Se esse idiota calasse a boca, não arrumaria tanta confusão para si mesmo!
- Mas, Pascal, não podemos escrever assim...
- Tá bem. Então escreve:  a maior parte dos problemas do homem decorre de sua incapacidade de ficar calado.

Jantar
Duas amigas minhas foram jantar em um restaurante bom aqui na cidade. Chegando lá, tudo lotado, nenhuma mesa vazia e já com 2 ou 3 casais aguardando. Com bastante fome, uma delas disse que iria resolver a situação. Pegou seu celular e fingiu que ligava para uma amiga, afastou-se um pouco para que todos no restaurante pudessem vê-la e então começou a falar um pouco alto ao telefone:
- Amiga, cheguei aqui naquele restaurante e o seu marido está aqui, com outra mulher. Se eu fosse você viria aqui!
Nisso, cinco homens saíram correndo e dois desmaiaram.
Resultado: sete mesas disponíveis.
 

Mano
Mano Ricardo Sartor Linhares, de aniversário hoje, celebrando com o filhote, João Ricardo, e a esposa, Saionara. Parabéns!
 

Noivos
O odontólogo Guilherme Canziani aproveitou o aniversário da amada Beatriz Nascimento e formalizou um pedido especial, acompanhado de um anel, que agora reluz na mão direita da Bia. Parabéns aos noivos!
 

Sindilojas
Após quatro anos à frente do Sindilojas de Tubarão e região, o empresário Walmor Jung Júnior deixa a presidência para a posse de Marciano Michels, da Farol Móveis, que assume no próximo dia 9 de fevereiro. 
 

Data querida
Dia de cantar parabéns para a poetisa, membra da Academia Tubaronense de Letras, Dra. Maristella Meneghel Betiol, celebrando o aniversário ao lado do marido, Eduardo Bomfiglio. Parabéns, querida!
 

Frase solta, que deveria estar presa:
“Postura não é só coluna reta.”

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR