Sexta-feira, 28 de março de 2025
Fechar [x]

PEDRO HERMÍNIO

26/03/2025 06:00

Modernizar desburocratizando

Próxima de completar dois séculos, a Secretaria da Fazenda de SC, ao celebrar 188 anos na última sexta-feira, 21/3, segue sua missão hercúlea de fomentar recursos aos demais poderes e órgãos, sem esquecer dos mais importantes: os catarinenses. Por sinal, não se viu notícias a respeito. Sim, o passado impactou significativamente para que os resultados atuais fossem computados. Os expressivos números em caixa são frutos de muito trabalho e dedicação de seu corpo, na maioria composto por auditores fiscais. É óbvio que também houve o estancamento de sangrias, de responsabilidade do controle interno. Com vista ao aperfeiçoamento da máquina, a Administração Tributária e o sindicato dos fiscais elaboram projeto de modernização e desburocratização das atividades fazendárias. O fortalecimento e a conformidade fiscal, incentivo à autorregularização, aprimorando o diálogo entre o Fisco e os setores da sociedade, com ênfase na operacionalização da Reforma Tributária. Aperfeiçoar a arrecadação, sem aumentar a carga tributária, ampliando a interlocução com o setor empresarial, criando um ambiente mais previsível e eficiente para os contribuintes. Teoricamente perfeito, mas é importante que se estabeleça o diálogo entre a alta administração e as categorias, acompanhando os desdobramentos da proposta, visando à modernização fazendária.

Justa homenagem
Os poderes legislativos homenageiam personalidades que se destacam nas atividades sociais. Em São José, que completou 275 anos em 19 corrente, a Câmara de Vereadores prestigiou diversas personalidades, dentre as quais Valdir Michelon Filho, auditor fiscal de carreira. Expediente que coube ao vereador e presidente, Matson Sé. Assumiu em Tubarão, na nossa gestão, trilhando várias funções, sendo reconhecido por contabilistas, empresários e internamente. Há 25 anos faz a diferença no loteamento Dona Renata, em São José, liderando serviços sociais. Em cada outubro, sua associação dá esperanças a mais de 500 crianças. A dedicação só não é maior devido ao limitado tempo entre trabalho e o social. O grande avaiano, que não é defeito, de imenso coração, ainda professa a frase: “Nada nos traz mais alegria do que o sorriso de uma criança.” Parabéns, Michelon, um exemplo a ser copiado.

Peregrinando
Ao completar 10 anos, o Caminho do Sul, considerado um dos mais longos do país, 687 km, os peregrinos iniciaram o trajeto de São Leopoldo a Nova Trento, de Santa Paulina. A missa do envio foi celebrada por dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo, em prol da beatificação do Padre Réus. Peregrinos, visitantes e população local prestigiaram o momento, muito bem evidenciado pela mídia.


Foto: Priscila Carvalho/Jornal VS/Grupo Sinos/DS


Refletindo
“Peregrinar vai além do caminhar”. Uma ótima semana!

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR