Usar de estratégia quando se depara com situações de risco é típico de quem desfruta de bom conhecimento dos arredores sobre o campo de atuação, assessoramento, logística e comunicação, mas sobretudo vislumbrando reflexos. Quando o ministro do STF Flávio Dino, após decisão a pedido de órgãos de transparência sobre a rastreabilidade das emendas, pôs freio ao jeitinho brasileiro, deixou parlamentares furiosos. Lembrando que o escândalo do INSS, de abril, só aflorou em junho. Em novembro, o do Banco Master ficou em banho-maria devido ao recesso parlamentar. Tocado com cautela pelo STF e, quando se aguardava algo inusitado no retorno, o que se viu foi aumento aos servidores das casas legislativas, abrindo brechas ao extra-teto, vetado pelo presidente Lula. Não se tem provas, mas parece combinado. Enquanto se entra com projeto polêmico, os já mencionados temas importantes, que envolvem figuras ilustres dos Três Poderes, passam a figurar em plano alternativo - e tem quem aplauda.
Nota de apoio
E quando dirigente de corporação afetada se manifesta por discordar do modus operandi da operação, recebe intimação para dar explicações à Polícia Federal? Em nota, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Instituto Servir Brasil acompanham as declarações do presidente da Unafisco Nacional, Kléber Cabral, e a decisão do STF. Entendem que devem transcorrer com respeito ao direito ao contraditório, à ampla defesa e ao devido processo legal, reafirmando o compromisso com os princípios constitucionais que sustentam o Estado Democrático de Direito.
E tem mais
E segue destacando as liberdades de expressão, do associativismo e o livre exercício do mandato classista. Por fim, acreditar nas instituições e nos mecanismos legais de apuração, com a preservação das garantias constitucionais e das prerrogativas da representação, é condição indispensável ao fortalecimento institucional e da própria democracia. No fundo, e dependendo do momento, aplica-se a estratégia do engodo/expertise, ou vice-versa.
Afinando o discurso
Embora o presidente da Unafisco, ao participar de entrevista, tenha se mantido coerente com os propósitos, assim mesmo sofreu intimidação do STF. Em boa hora, a Fenafisco promove encontro com os responsáveis pela comunicação de cada entidade filiada nos estados, trocando informações sobre os principais desafios enfrentados pelas equipes e as diferentes estratégias utilizadas: como vêm se desenvolvendo as estruturas, quais ferramentas têm gerado melhores resultados e de que forma é possível fortalecer, de maneira integrada, a presença institucional do Fisco estadual em âmbito nacional. Discutiu-se também, entre outros, o compartilhamento das boas práticas. E como a comunicação ultrapassa os limites da corporação, é muito válido, pois contribui com a propagação das boas gestões fazendárias, em fortalecimento de uma sociedade mais justa.