11 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

08/10/2024 06:00

Vencidos e vencedores

O pós eleição é sempre bom porque serve para refletirmos sobre erros e acertos. Tanto de parte dos candidatos e partidos quanto de nós mesmos, que dedicamos boa parte da profissão à análise da política e muitas vezes achamos que sabemos tudo. O certo é que nem tudo fica às claras durante um processo eleitoral – muito pelo contrário – e o resultado de nossas ideias nem sempre é o que vai se apresentar como verdade na abertura das urnas. Todavia, certo ou errado, vencedor ou derrotado, feliz ou triste, o importante é não nos omitirmos. Como bem diz o internauta Leandro Faccion, “prefiro que enxerguem em mim erros seguidos de arrependimento, do que uma falsa perfeição! Perfeito nunca o serei. Mas buscarei sempre o melhor”.

Por que o PT e não o PRD?

Descobri ontem através de um texto encaminhado aos correligionários do PT pelo vereador eleito, Matheus Madeira, agradecendo pelo esforço coletivo de todos, as razões da sigla ter conseguido uma vaga de vereador pela média eleitoral mesmo com a Federação Brasil da Esperança, da qual faz parte, tendo feito menos votos que a soma dos candidatos que concorreram pelo PRD. Parece ser complicado explicar, mas nem tanto, e no fim tudo se resume a um detalhe que na maioria das vezes passa despercebido por partidos e candidatos: o famigerado 20% do Quociente Eleitoral.

A importância dos 20% do QE

Vamos lá. O Quociente Eleitoral (a chamada legenda) neste ano em Tubarão ficou na faixa dos 3.965 votos. A federação fez para vereador 3.291 votos (2.920 do PT e 371 do PV). Assim ela superou por 116 votos a marca dos 80% do Quociente Eleitoral (3.175) necessários para se habilitar a uma vaga por média. Atentem bem, estes 3.175 votos era o número que a federação precisava superar para se “habilitar”, não ganhar a vaga. E como ela fez 116 a mais se habilitou.

O mais votado

Mas então por que que o PRD, que fez 3.760 votos, 469 votos a mais que PT e PV, ficando a apenas 205 votos do Quociente Eleitoral, não ficou com esta vaga por média? Porque quando existem dois ou mais partidos neste limbo de “habilitado”, vai vencer aquele que tiver um ou mais candidatos que tenham ultrapassado os 20% do QE do ano, que foi de 793 votos. O PT teve Matheus Madeira, com 868 votos. O mais votado do PRD, Boião, fez 654 votos. Bingo. 

Reafirmando tudo

O grande vencedor das eleições municipais de Tubarão, Estêner Soratto da Silva Júnior, concedeu sua primeira entrevista – de forma coletiva – na manhã desta segunda-feira, afirmando literalmente que vai fazer tudo o que prometeu durante a campanha, principalmente enxugar a máquina. Óbvio que não se esperava outro posicionamento. Se alguma coisa tiver que ser diferente entre o que prometeu e o que vai ter mesmo condições de fazer, isso só será revelado quando confrontar a realidade com os acordos feitos na coligação.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR