11 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

MILTON ALVES

09/10/2024 06:00

De vento em popa

Uso essa expressão da navegação, que se relaciona com a ideia de um navio a deslocar-se de forma calma e rápida, quando o ar sopra na sua parte traseira, a popa, para definir o retorno de Beto Martins ao cenário doméstico da política imbitubense. É que além da condição de político, Beto sempre foi um operador portuário graduado, com uma imensa história de sucesso numa empresa de exportação que também conta com as digitais de um dos seus irmãos. Ou seja: de urna e de navios ele entende, e muito bem.  

O passado e o presente

Beto já foi vereador, prefeito por dois mandatos e hoje é senador da República, na condição de suplente, ocupando a cadeira que ficou com Ivete Appel da Silveira, alçada à condição de senadora substituta de Jorginho Mello, que deixou o cargo para assumir o governo de Santa Catarina. Antes de ir para Brasília por um período pré-estabelecido de quatro meses, Beto foi nomeado titular de uma secretaria estadual, criada pelo amigo pessoal Jorginho, especialmente para ele: Portos, Aeroportos e Ferrovias. Secretaria esta que deve reassumir tão logo a senadora Ivete da Silveira cumpra o período de licença.

As vitórias da Amurel

Mas quando relaciono Beto com a expressão “de vento em popa”, o faço porque talvez ele esteja vivendo um dos melhores momentos da sua vida. É secretário de Estado, virou senador da República com atuação dinâmica em comissões e relatorias de projetos, e na jornada política mais recente, não só na condição de senador do partido, mas também como coordenador regional do PL, em decorrência do deputado Estêner Soratto ter se voltado para a eleição de Tubarão, Beto foi fundamental para manter a organização e levar a sigla a importantes vitórias na região.

O jovem prefeito

A mais importante delas, para ele, sem qualquer dúvida, foi em sua bela Imbituba, onde sempre foi conhecido como Beto do Levi, numa alusão ao saudoso pai, que foi uma das figuras mais carismáticas da cidade. Em parceria com duas famílias com as quais já havia, inclusive, se confrontado em eleições passadas: os Lopes & Oliveira, nas pessoas do advogado Christiano, seus pais Chico e Ivone, e os tios Léa e Jerônimo Lopes, este último ex-prefeito de dois mandatos, o nosso senador do Sul alçou um jovem vereador à condição de prefeito. Como bem me disse ontem o amigo Flávio Maurício, tubaronense que virou comerciante em Imbituba há vários anos, a vitória de Michel Nunes, o Peninha, um ex-jogador de futebol que virou empresário da construção civil, só surpreendeu aos que não conhecem a força de articulação de Beto Martins. Nem a dele, nem a dos Lopes & Oliveira.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR