Domingo, 22 de junho de 2025
Fechar [x]

MILTON ALVES

10/06/2025 06:00

A maior festa de Tubarão  

Se alguém duvidava de que ela havia, com o passar dos anos, se transformado, sim, na maior festa de comunidade em Tubarão, marcada ainda pela característica cultural de ser junina com raízes bem religiosas, essa dúvida já não existe mais. A 31ª edição da Festa Junina da Passagem, este ano organizada pela Associação Orquestra Santa Terezinha e com programação até a próxima quinta-feira, é um estrondoso sucesso de organização, atrativos culturais, presença de público e diversão para as famílias.

As duas pistas da avenida
Crescendo cada vez mais, ano após ano, a festa que acontece no entorno do Santuário de Santa Terezinha e que tem na queima da fogueira de São João (sempre no sábado à noite) uma das suas maiores atrações, vai acabar tomando conta em 2026 das duas pistas da avenida Marcolino Martins Cabral. Neste ano, uma delas já está ocupada pela estrutura de shows, com palco, camarins e uma extensa área para acomodação do público.

Desvios no trânsito
Os veículos que vêm de Capivari para Tubarão pela nova ponte, e também da região do Campestre e Passo do Gado, estão sendo desviados pela rua Lauro Müller para chegar à região do shopping, Vila Moema e Centro da cidade. Já os que vão do Centro para lá enfrentam uma certa lentidão, mas usam a pista da direita, que não foi bloqueada. E um detalhe importante: sei que ainda é cedo, mas penso que não seria nada demais os responsáveis pelo Departamento de Trânsito da cidade já começarem a pensar no que pode ser feito ano que vem. Sonhador como é o padre Edison, e trabalhadora como é a comunidade voluntária da Passagem, vai ser difícil negar mais espaço para que eles possam oferecer uma festa ainda maior para todos os visitantes.

Nem dá para reclamar
E, se por acaso resolverem trancar as duas pistas da avenida ano que vem, já vou antecipando minha opinião: sou a favor. Totalmente a favor. E justifico: se grande parte das cidades brasileiras tranca ruas, quadras e até quarteirões por vários dias para que uma multidão, geralmente embriagada, possa se extasiar nas orgias carnavalescas, por que se opor à cessão de um espaço que visa reunir cidadãos num ambiente familiar movido pela religião, cultura, diversão e alegria?   

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR