A homenagem da escola de samba Acadêmicos de Niterói ao presidente Lula acabou em um melancólico rebaixamento e pode culminar no reconhecimento de ilícitos eleitorais.
Apesar da lei dizer que, em ano de eleição, exaltar qualidades dos pré-candidatos sem pedido explícito de voto não configura propaganda antecipada, há vedação na Constituição à “promoção pessoal de autoridades e servidores públicos” e, convenhamos, a presença de Lula na Sapucaí foi uma evidente exaltação à sua pessoa.
Aliás, há quem sugira que Lula teria ido até o Rio com a intenção de cometer essa falta grave. Ora, se levarmos em consideração que a sua rejeição está nas alturas e o seu teto máximo de votos nunca esteve tão baixo, quem ousaria duvidar dessa teoria?
Fôlego
Uma notícia que traz alívio para os nossos produtores rurais: o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 137,8 milhões para o Programa Terra Boa em 2026. Para uma região como a nossa, onde a agroindústria familiar é o coração da economia, esse incentivo em sementes de milho, calcário e kits de pastagem é o combustível necessário para enfrentar um ano que promete ser de superação.
Cidade-dormitório
Quem passa por Laguna percebe um movimento diferente. Além do turismo de sol e mar, o foco agora é a revitalização constante das fachadas históricas no Centro da cidade.
O Sebrae, em parceria com a prefeitura, tem orientado empreendedores a transformarem casarões antigos em cafés e restaurantes charmosos.
A característica de Laguna é de cidade-dormitório e essa mudança pode trazer uma realidade diferente. É preciso que se tenha alternativas para que o turismo não seja de apenas dois meses por ano.
Governador
Na esteira dos movimentos emedebistas, o governador Jorginho Mello confirmou, no extremo-oeste, que sua chapa ao Senado Federal será com Carlos Bolsonaro e Caroline de Toni, colocando fim às especulações e articulações de Esperidião Amin.
E o governador falou mais: “Estamos tentando fazer com que fiquem conosco o PP, o União Brasil, o MDB, que estão no governo. É muito melhor continuar do que fazer qualquer aventura para trocar a tropa” – disse o governador em entrevista coletiva.
Parece que esse recado direto do governador é consequência da possibilidade de PSD, MDB e PP estarem juntos, já que, certamente, com este cenário, teríamos uma eleição dura pela frente.
Defesa Civil
O planejamento da Defesa Civil do Estado para este ano inclui não apenas obras de contenção, mas um grande simulado regional para testar nossa capacidade de resposta a desastres. É o tipo de treino que a gente espera nunca precisar usar na prática, mas que demonstra o nível de excelência a que chegamos.
MDB
O MDB de Santa Catarina deu início, na noite desta quarta-feira, em Guaraciaba, no extremo- oeste, ao seu roteiro de 15 encontros regionais que serão realizados pelo estado. A comitiva de emedebistas irá passar por Tubarão para ouvir dos seus filiados qual projeto seguir nas próximas eleições.
Será fornecido aos filiados uma cédula com as seguintes opções para voto: candidatura própria ao governo do estado, coligação com João Rodrigues indicando o vice, composição com Gelson Merisio também indicando o vice ou ainda a possibilidade de apoiar o governador Jorginho Mello estando fora da majoritária.
Lá no extremo-oeste a escolha foi pela candidatura própria ou apoio a João Rodrigues. Será que se repetirá nas outras regiões?
O Inimigo silencioso
Um alerta importante para a nossa saúde: oito cidades da nossa região, incluindo Tubarão, Laguna, Braço do Norte e Imbituba, foram classificadas como infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Com as chuvas persistentes que atingiram o sul do estado nos últimos dias, o acúmulo de água é um prato cheio para o mosquito. A dica de ouro continua sendo aquela que todos conhecemos: dez minutos por semana para revisar o quintal de casa.
EUA X IRÃ
O envio do porta-aviões USS Gerald R. Ford para as proximidades do Irã, somado à retórica de “mudança de regime” apoiada por figuras como Marco Rubio, elevou a probabilidade de conflito para níveis alarmantes (consultorias de risco estimam em 65% a chance de ataques até abril).
Sabe-se que governos sob pressão tendem a buscar vitórias externas para compensar fragilidades internas. A guerra iminente tem fatores geopolíticos que não podem ser desconsiderados, mas é impossível não traçarmos um paralelo após a publicação de mais de 3,5 milhões de páginas pelo Departamento de Justiça dos arquivos Epstein que implicam diretamente o presidente americano em casos de pedofilia.
Canto da beleza
O verão está terminando, mas a gaúcha Bruna Bianchini continua a trazer calor para quem a acompanha nas redes sociais.
O olhar penetrante, o charme natural, a beleza sem igual... Apreciem!
Quem mais?
Essa foto chegou até as minhas mãos e eu não pude deixar de publicá-la. Alguns rostos eu consegui identificar: Ritinha do Chafariz, Edo Aguiar, Bajo Medeiros, Ivanzinho Althoff...
Conseguiram achá-los? E os demais, conseguem reconhecer?