18 DE OUTUBRO DE 2024
Fechar [x]

MATHEUS MADEIRA

15/10/2024 06:00

A ponte que partiu

A ponte Edson Peicher de Carvalho, já famosa como “Ponte da Guarda”, talvez seja o maior símbolo de sucesso eleitoral desta eleição. Ainda não inaugurada – ao menos oficialmente, porque muita gente já desfruta da sua travessia - , ela certamente ajuda a explicar o triunfo eleitoral de Valdir Barba, o vereador mais votado da cidade. Foi na gestão de Barba, iniciada como suplente, que a demanda histórica do bairro acabou atendida. Não é apenas isso que explica sua vitória nas urnas, obviamente, mas com certeza tem seu peso. A reflexão que fica é: a Ponte da Guarda serviu para consagrar nas urnas o vereador do bairro no momento em que ela foi construída, mas não fez pingar votos na campanha de Joares Ponticelli, prefeito que tocou a obra. A ponte que uniu Barba aos seus eleitores se partiu para Joares. E esses números provavelmente ainda serão objeto de estudo.

Outras obras

A mesma reflexão serve para outras obras, como a estrada do Caruru. Alguns vereadores se aproveitaram de seus louros políticos, mas o prefeito do momento não. Claro que pesam nessa análise dois fatores consideráveis: Operação Mensageiro e o apoio à candidatura de Carlos Stüpp (PSDB), que não se conectou aos anseios da cidade. Mas temos um fato: suas obras serviram a outras candidaturas, mas não à sua.

Azar do dia

Barba foi consagrado pelas urnas e seu “antecessor” como vereador da Guarda, João Fernandes, saiu humilhado como poucas vezes se viu na história política da cidade. Tentou se lançar candidato a prefeito, baixou a bola para buscar uma vaga de vice e sumiu. Para fugir do vexame de nem sequer ser nomeado em um cargo de terceiro escalão na prefeitura, cavou uma vaga no governo do Estado durante a corrida eleitoral. O que será que ele fez para merecer um destino tão cruel dentro do seu partido?

Eu voltei

Depois de alguns meses de afastamento para participar da eleição deste ano, estou de volta à prática do meu ofício de jornalista. Como a maioria deve saber, fui eleito vereador para a próxima legislatura e desempenharei o mandato a partir de janeiro do próximo ano. Agradeço pela confiança.

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR