Domingo, 14 de dezembro de 2025
Fechar [x]

JOÃO MARCELO FRETTA ZAPPELINI

24/10/2025 06:00

Nem aí...

Na última terça feira, em Brasília, houve a realização de uma audiência pública para tratar sobre a construção do túnel no Morro dos Cavalos e, afora a discussão lá tratada, me chamou a atenção a completa ausência de lideranças que representam as nossas instituições no evento.
Estiveram presentes quatro dos cinco deputados federais de Criciúma e a Associação Empresarial daquele município, a Acic.
Tal desídia é inadmissível e explica os motivos do porquê cidades menores como Braço do Norte estão superando Tubarão na economia, assim como Criciúma, que tem nos deixado muito para trás em representatividade e na consequente obtenção de recursos públicos para aquele município.
E sabem o que é pior? Possivelmente seremos obrigados a votar em candidatos de outras cidades, pois não temos a capacidade de indicar alguém de Tubarão que tenha viabilidade eleitoral no ano que vem à Câmara Federal.

Nem aí...II
Quanto aos debates realizados em Brasília, as notícias também não são alvissareiras. 
O deputado federa Luiz Fernando Vampiro, responsável por organizar a audiência pública, se manifestou desapontado com a demora dos órgãos competentes para dar seguimento a uma obra tão importante para o Sul do estado: “Não adianta falar de outros trechos. Já tivemos acidentes, congestionamentos e pontos de risco. Queremos saber a quem recorrer para que a obra saia do papel e seja rápida. Hoje eu saio daqui pior do que quando eu entrei”.
Se nós próprios não damos a importância devida a algo tão essencial, como cobrar de quem não conhece a nossa realidade?

Lixo
Não me parece que esteja faltando esforço do Paço Municipal em acabar com a crise do lixo no município. Percebe-se que as forças tarefas implantadas têm, na medida do possível, sustentado a obrigação determinada pelo contexto.
Ademais, houve a implementação do cronograma de coletas de resíduos e também da coleta seletiva e, desta forma, é possível que a população se organize e contribua para que o problema herdado da gestão anterior possa ser superado o mais rápido possível.
As informações estão disponíveis no site da prefeitura.

De volta ao ninho
O prefeito de Laguna, Preto Crippa, está voltando ao partido que iniciou a sua caminhada política. 
“Na época, montamos o PRB (atual Republicanos), e nesta sigla participei da minha primeira eleição, em 2008, ficando na quinta suplência. Acabei vendo uma grande oportunidade quando recebi recentemente o convite para voltar”.
O fato é que o PL catarinense não deu margem para discussões. A ideologia foi preponderante neste episódio prevalecendo a ala mais radical do partido que não enxergava no prefeito lagunense alguém com atitudes que justificassem a sua permanência. 

Alerta
A empresa “Neokemp Pesquisas” - entre a segunda-feira e a terça-feira desta semana - realizou uma pesquisa que deveria deixar Carlos Bolsonaro em alerta máximo.
Ao todo, foram entrevistadas 1.008 pessoas por telefone em 87 dos 295 municípios de Santa Catarina e o levantamento mostrou Carlos liderando as intenções de voto ao Senado em todos os cenários, mas também com a maior rejeição.
Neste momento, a rejeição é o dado mais importante, e ter um percentual (37,5%) maior até mesmo do que o candidato do PT no estado (32,4%) é um sintoma real de que o catarinense, mesmo sendo predominantemente de direita, não engole com facilidade um candidato forasteiro.
Quase 60% da população é contrária à candidatura de Carlos Bolsonaro por entender que um candidato deve, necessariamente, representar o seu estado de origem.

Ciro
Ciro Gomes filiou-se ao PSDB após 27 anos e deve formar coligação com PL, UNIÃO e PP para enfrentar o PT no estado do Ceará.
É mais um adversário de muito respeito que deverá estar nas trincheiras contra Lula ou o seu sucessor no ano que vem.
As forças estão se alinhando e, como venho dizendo, se nós sabemos... imaginem o Lula.

Hipocrisia
O governo do PT vem sistematicamente tentando impor um discurso de que os impostos cobrados dos chamados super-ricos é essencial para que possamos ter uma justiça fiscal em um país tão desigual. 
Em contrapartida, atua nos bastidores para barrar a reforma administrativa tão necessária para o equilíbrio das finanças.
O relator do texto na Câmara dos Deputados, deputado Pedro Paulo (PSD), conseguiu angariar 120 das 171 assinaturas necessárias para protocolar o texto. A dificuldade do relator na busca das assinaturas restantes é decorrente da resistência da base governista que atua para que os penduricalhos pagos ao judiciário não sofram alterações.
Setores do Ministério Público e da magistratura atuam fortemente contrários à reforma e encontram na base do governo apoios que não deveriam existir.
Se estivessem preocupados em manter o mínimo de credibilidade que ainda possuem, discurso e prática deveriam estar de mãos dadas neste momento.

Atenção
Segundo o jornalista Marcelo Lula, do SC em Pauta, o governador Jorginho Mello, ao ser questionado pelo ex-presidente Bolsonaro sobre a possibilidade de Carol de Toni ser sua vice, teria afirmado estar tentando a composição com o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia.
Se as fontes ouvidas por Lula estiverem certas, o MDB de Santa Catarina que se atente para não ser rifado da chapa majoritária nas próximas eleições.
 

Canto da beleza
A frieza da burocracia nas serventias cartorárias contrasta com a paixão e o fervor desse sorriso encantador.
Deixo de lado o pudor e o cuidado para evitar uma repetição de notas para dizer a vocês, mais uma vez, que neste espaço apenas a beleza não é o suficiente... o charme e a inteligência serão sempre fundamentais.
Mareliza Alonso Castellano Cupolilo. Apreciem...
 

Handebol
Bati o olho nessa foto e lembrei de quando jogava handebol pelo Colégio São José de meia central. Bons tempos que não voltam mais.
Liderados pelo Professor Joares May, essa turma que fez história no handebol tubaronense fundou a Associação Desportiva Handebol de Tubarão.
Neste primeiro momento a ideia é atender aos meninos que estudam nas escolas dos bairros próximos ao Centro e, nos seus contraturnos, utilizarem dos seus conhecimentos para, além do handebol, levar temas importantes para o desenvolvimento social desses meninos.
Uma iniciativa sensacional. 

Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR